Cuiabá | MT 16/04/2024
Geral
Terça, 06 de julho de 2004, 11h51

Revisão em carro reduz custos e acidentes


Uma iniciativa do Sindirepa (Sindicato Intermunicipal da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Mato Grosso) pretende moldar um novo conceito nos motoristas e proprietários de veículos. O objetivo é reduzir o índice de acidentes ocasionados pela falta de conservação dos automóveis. O instrumento para se chegar a esse fim é a campanha “Revisão preventiva já! Cuide do seu carro”, que tem o apoio da ABRIVE (Associação Brasileira dos Reparadores Independentes de Veículos) e empresas filiadas ao Sindirepa. Em 2004, o sindicato vai certificar as oficinas filiadas depois do cumprimento de uma série de normas e requisitos exigidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para dar dinamismo à campanha.

Para o presidente em exercício do Sindirepa, Odilon Fernando Walfrick Branco, além do prejuízo humano, os danos causados pela falta de revisão é preocupante. “Os acidentes de trânsito fazem no Brasil em torno de 45 mil mortos e 350 mil feridos por ano. Os prejuízos causados, desde o custo com o deslocamento da ambulância aos curativos, chegam a R$ 9,6 bilhões”. Os números são confirmados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Um relatório do Ministério da Saúde aponta Cuiabá como a quinta capital, entre 27 cidades, em número de acidentes. Os dados usados para a elaboração do ranking estão baseados em números de 2002. O índice de mortes por grupo de 100 mil veículos, apontado pelo Ministério é de 30,6.

“O que fazemos é um alerta e não mediremos esforços para que o motorista saiba da necessidade da revisão preventiva”, afirma Fernando. Ele lembra que o Detran vem promovendo campanhas educativas e, mesmo assim, os acidentes acontecem tanto por problemas mecânicos quanto por falha humana. Uma pessoa morta a cada 43 horas na Grande Cuiabá. A estatística trata das vítimas fatais do trânsito nos primeiros 90 dias deste ano, num total de 50 pessoas. Em 2002 os acidentes somaram 2.717. Já em 2003 o número saltou para 2.968. Nos três primeiros meses do ano já são 829. Somados os números de 2002 e 2003, conclui-se que 426 pessoas perderam suas vidas em acidentes automobilísticos.

Denatran recomenda inspeção veicular

A campanha “Revisão preventiva já! Cuide do seu carro”, objetiva também alertar motoristas para o cumprimento da Lei. 9503/97, já aplicada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em alguns estados. Após regulamentada em Mato Grosso, tornará obrigatória a inspeção veicular para a liberação de um novo licenciamento do veículo. “É um processo irreversível no qual buscamos adequação antecipada”, afirma o presidente do Sindirepa, Odilon Fernando Walfrick Branco. Para o consultor sindical, Eldor Sontag, é o caminho para sensibilizar o condutor sobre a revisão preventiva.

Num primeiro momento, a intenção é estimular motoristas a fazerem um diagnóstico da situação de componentes e procedimentos indispensáveis para a segurança como freios, faróis e sinalizadores, amortecedores, suspensão, alinhamento, entre outros. Numa segunda etapa, pretendemos fazer um check-list gratuito do veículo conforme as normas da ABNT numa oficina que será montada em local de fácil acesso com apoio de vários oficinas, fornecedores e parceiros. Finalizaremos essa fase com um conceito formado de que a revisão preventiva trata-se de uma questão de segurança e de lei.

Frota cresceu cerca de 13% em dois anos

Hoje a frota de Cuiabá é de cerca de 170 mil veículos. Em 2002 era de 150 mil. Em Mato Grosso são cerca de 600 mil. Em todo o país foram registradas 32,7 mil mortes em 2002. Em 2003 o número foi de cerca de 35 mil. A média de mortes no Brasil é de 18,7. Nos países do primeiro mundo, a média é de 11. A capital melhor colocada no ranking é Salvador, com índice de 4,5. Além da capital baiana, São Paulo (9,5) e Natal (10,9) conseguiram atingir índices de primeiro mundo.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114