Cuiabá | MT 20/04/2024
Geral
Terça, 20 de julho de 2004, 16h57

Construção civil ganha mais mão de obra qualificada


Formaram-se nesta segunda-feira (19.07) 98 treinandos do curso de construção civil realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) em parceria com o Senai, Secretaria de Infra-Estrutura, Associação Comercial de Materiais de Construção, Sindicato das Indústrias de Construção, Sindicato das Indústrias da Construção Pesada e Maxivinil Tintas e Vernizes. A solenidade de entrega dos certificados foi no auditório do Senai, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande e contou com a presença de todos os parceiros do projeto.


Os treinandos foram qualificados em cursos de pedreiro, pintor, carpinteiro, eletricista, encanador e azulejista durante os meses junho e julho. As aulas foram ministradas no Senai de Várzea Grande com teoria e prática em todas as modalidades. No curso de pintor, a parte prática foi realizada na Casa de Solidariedade que cuida de portadores de HIV/Aids, ex-Casa da Mãe Joana, que ganhou uma pintura nova. Os alunos também receberam aulas sobre ética e cidadania.


Os parceiros disponibilizaram os materiais de consumo, os instrutores e o espaço físico para a realização dos cursos. As aulas tiveram início em 24 de junho e se encerraram em 07 de julho.


Entre os formandos havia uma turma de 25 soldados da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército. As vagas foram disponibilizadas em razão da Secretaria ter uma parceria com o Exército.


A aluna Yara Aparecida Carvalho, que fez o curso de pintor, destacou que o projeto possibilitou a ela e aos outros alunos a oportunidade de concorrer a uma vaga de emprego. Sou muito grata à secretária Terezinha Maggi e a todos os demais que ajudaram a fazer esse curso pela oportunidade dada a mim e aos outros colegas. Eu sei que, hoje em dia, sem qualificação ninguém consegue mais emprego, disse a treinanda.


O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), Adilson Valera Ruiz, destacou que o segmento da construção civil era o que mais empregava mão-de-obra desqualificada, mas isso mudou e a atualmente todas as empresas exigem a capacitação do profissional. O trabalhador qualificado rende mais para a empresa, frisou Ruiz.


A secretária Terezinha Maggi realçou em seu discurso os números apresentados pelo Sine em Mato Grosso sobre o crescimento de vagas de empregos na área da construção civil e a ausência de mão-de-obra capacitada. Os dados do Sine mostram que o número de vagas de empregos captadas na construção civil é superior ao de trabalhadores. Há 23.904 vagas para 11.485 trabalhadores. Boa parte deste distanciamento deve-se a falta de qualificação do trabalhador encaminhado à vaga de emprego. Razão pela qual firmamos a parceria com estas empresas, destacou a secretária.


Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que em Cuiabá, no mês de maio, houve um aumento de 1,97% no número de trabalhadores contratados formalmente no setor da construção civil. Em Mato Grosso esse número chega a 3,68%.


Esse dados confirmam que estamos no rumo certo, qualificando pessoas para um setor que está em expansão e necessita de mão-de-obra capacitada, destacou a secretária Terezinha Maggi durante a formatura.


O diretor regional do Senai, Gilberto Gomes de Figueiredo, reafirmou a parceria firmada com o Governo do Estado na execução de cursos de qualificação. O Governo está implementando uma modalidade de trabalho calcada na parceria e o Senai está de portas abertas para continuar somando forças na inclusão social de trabalhadores desempregados, afirmou o diretor regional do Senai, que disponibilizou toda a estrutura do Senai em Várzea Grande para a realização dos cursos, além de fornecer os vales transportes aos alunos.


O empresário Jorge Pires de Miranda, afirmou a secretária Terezinha Maggi, da Concremax, empresa do setor de construção civil, irá absorver boa parte da mão-de-obra capacitada pelo curso da Setec. Nós empresários temos que contribuir com o Governo para fazer a inclusão social dos mais carentes e a melhor forma de fazer isso é gerando empregos, ressaltou Miranda.


Desde que o curso começou a ser formatado, a secretária Terezinha Maggi sempre frisou aos parceiros que o Governo do Estado não consegue realizar a inclusão social de milhares de mato-grossenses sem a contribuição de todos. As empresas sabem da importância em contribuir com o social, mas às vezes não sabem como. Nosso papel foi indicar uma alternativa concreta e comprometida com o social. Só tenho a agradecer neste momento aos empresários que somaram junto ao Governo nesta ação, disse ela.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114