Cuiabá | MT 24/04/2024
Geral
Terça, 30 de agosto de 2005, 09h45

Uso racional de energia vai valer premiação


O ‘Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia’, que está com as inscrições abertas em Mato Grosso até o dia 6 de setembro, visa reconhecer as ações que se destacaram pelo uso racional e eficiente de energia, motivando o desenvolvimento de projetos que adotem medidas efetivas na redução do desperdício e na preservação do meio ambiente.

O prêmio, que é concedido a várias categorias, como o Setor Energético, Imprensa, Micro e Pequenas e Médias Empresas, e Transportes e Indústria, é uma iniciativa conjunta da Eletrobrás/Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, da Petrobrás/Conpet - Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), além de outras instituições do país.

Pode concorrer ao prêmio qualquer indústria que tenha implantado medidas de eficiência energética, no período de janeiro de 2003 a dezembro de 2004. As medidas implementadas podem ter caráter operacional, como mudanças de procedimentos sem investimento, de manutenção ou que resultem em redução de consumo nas instalações e processos produtivos. As indústrias que já participaram e foram premiadas podem concorrer novamente, desde que apresentem outras ações.

Além disso, as empresas podem participar em todas as modalidades, desde que apresentem projetos diferentes. A categoria Indústria é coordenada pela CNI e tem como objetivo premiar ações que promovam a eficiência energética nas indústrias do setor produtivo sediadas no Brasil. Nesta categoria, serão premiadas as seguintes modalidades: energia elétrica, derivados de petróleo e gás natural, e energia alternativa.

O prêmio é composto por uma etapa estadual e uma etapa nacional. A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) coordena o processo estadual, por meio da Unidade de Competitividade Industrial (Compi). “Estamos realizando as inscrições e orientando os candidatos. Posteriormente, selecionaremos os projetos, que concorrerão a etapa nacional”, informa o assessor técnico da Fiemt, Gustavo Albuquerque.

Para avaliar e julgar os trabalhos, será criada uma comissão julgadora composta por representantes de diversos órgãos, como o Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Petróleo (ANP), e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Dentre vários critérios, serão levados em consideração, a originalidade, o conteúdo, a objetividade e os benefícios ambientais do projeto”, explica o assessor técnico.

Informações sobre o prêmio podem ser obtidas pelo e-mail compi@fiemt.com.br, ou pelos telefones (65)611-1618 / 611-1543.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114