Cuiabá | MT 20/04/2024
Justiça e Direito
Sábado, 14 de janeiro de 2017, 12h51

Governo entrega obra de abastecimento de água em PE


Nesta sexta-feira (13) o Ministério da Integração entregou o sistema de abastecimento de água da agrovila Massangano, zona rural de Petrolina (PE). A instalação do equipamento faz parte do Plano Novo Chico para aumentar a oferta e a qualidade hídrica da bacia. Com a conclusão desta etapa, 1,5 mil pessoas serão beneficiadas.

O governo federal investiu R$ 1 milhão na obra. A construção do sistema de abastecimento é uma importante medida de preservação e revitalização, pois a rede de fornecimento de água organiza o acesso ao rio São Francisco e evita o processo de degradação.

A obra, que contempla 340 ligações domiciliares, é composta por um flutuante com dois conjuntos de motobombas, uma estação de tratamento, dois reservatórios - um com capacidade de 50m³ e outro com 30m³ -, adutora de água bruta e uma rede de distribuição de água tratada com 4,4 quilômetros de tubos. O sistema será operado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Plano Novo Chico

O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Plano Novo Chico), lançado em agosto do ano passado, vai beneficiar direta ou indiretamente mais de 16,5 milhões de pessoas que vivem nos 505 municípios que compõem a bacia.

O Plano, que prevê ações para os próximos dez anos (2017-2026), é executado em cinco eixos: saneamento, controle de poluição e obras hídricas; proteção e uso de recursos naturais; economias sustentáveis; gestão e educação ambiental e planejamento e monitoramento.

Para tanto, estão sendo executadas ações que envolvem a proteção e a recuperação das nascentes, controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e capacitação institucional, além da coleta e tratamento de resíduos sólidos, saneamento básico, infraestrutura hídrica, modernização da irrigação, apoio à produção sustentável, fiscalização ambiental integrada, unidade de conservação, dentre outras ações. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114