Cuiabá | MT 29/03/2024
Justiça e Direito
Terça, 31 de janeiro de 2017, 20h03

Defensor Público-Geral prestigia lançamento do Ribeirinho Cidadão X em Santo Antônio do Leverger


O Ribeirinho Cidadão X foi lançado na manhã desta terça-feira (31) em Santo Antônio do Leverger, em uma solenidade que contou com a participação massiva das autoridades dos três poderes de Mato Grosso. A expedição, que completa uma década de prestação jurídica e assistencial à população ribeirinha do Estado neste ano, pretende realizar 15 mil atendimentos durante os 20 dias de trabalho.

O Defensor Público-Geral, Silvio Jeferson de Santana, agradeceu a todos os parceiros empenhados na missão de levar cidadania aos ribeirinhos e pantaneiros do Estado. "Eu tenho dito que todos que se envolveram ao longo dos anos no Ribeirinho Cidadão se tornaram protagonistas desta bela história. Sem eles não teríamos como chegar ao patamar que o projeto alcançou recentemente. Também não poderia deixar de agradecer aos seus coordenadores, meu colega Defensor Público Air Praeiro e ao juiz de direito Antônio Bezerra Filho, que trabalham empenhados desde julho para a realização de mais uma edição, ampliando de 17 para 52 comunidades a serem contempladas este ano", declarou.

Idealizador do projeto, o Defensor Público Air Praeiro resumiu o espírito que leva a caravana a percorrer as regiões mais afastadas de Mato Grosso em seu discurso.

"Participar do Ribeirinho Cidadão é com certeza perceber a sensação de dever cumprido. Digo isso porque ao longo desses dez anos nós vimos este projeto crescer às mancheias, notando que os objetivos almejados eram invariavelmente alcançados, fornecendo parâmetros estatísticos de atendimentos crescentes ano a ano, ao ponto de partirmos inicialmente com 500 atendimentos e chegarmos aos 10 mil na edição passada. Por isso a expectativa para 2017 é que o Ribeirinho Cidadão alcance os 15 mil atendimentos. Isso significará em números reais a metade do volume de atendimentos de todos os outros anos. Por isso reafirmo a sensação de dever cumprido para com essa população carente, uma vez que os Defensores Públicos são aqueles que vão além das suas atribuições legais, procurando sempre sair da sua zona de conforto para estender o braço social da nossa Instituição", disse.

Este ano, a primeira etapa consiste no atendimento por via terrestre, na região de Santo Antônio de Leverger e Juscimeira, a ser realizada de 1º a 10 de fevereiro. Já a segunda parte, quando as embarcações com a equipe de atendimento irão navegar as águas que banham as comunidades de Santo Antônio de Leverger a Poconé, passando por Barão de Melgaço, começa em 11 de fevereiro e se estende até o dia 20.

Além do coordenador Air Praeiro, a equipe da Defensoria conta com os Defensores Munir Arfox, Milena Barboza Bortolotto, Joaquim Abinader e Corina Pissato. Para Munir, as expectativas da décima edição condizem com a dimensão do projeto. "Prevejo que iremos atingir os objetivos traçados pelos organizadores do projeto, que é levar assistência e solidariedade ao povo que vive às margens do Rio Cuiabá e às comunidades mais distantes dos grandes centros. Somente percorrendo e podendo ver de dentro os trabalhos realizados pelo Ribeirinho Cidadão é que temos noção das dificuldades que essas comunidades passam, por isso sabemos da importância de levar o mínimo de conforto interior para estes homens e mulheres", disse o Defensor.

Dividido em duas etapas, terrestre e fluvial, o Ribeirinho Cidadão X contará com mais de 60 profissionais entre defensores, juízes, médicos, promotor de Justiça, oftalmologistas, dentistas, assistentes sociais e outros profissionais aptos a solucionar questões jurídicas e sociais.

Durante todo Ribeirinho serão emitidos documentos como Identidade Civil, Carteira de Trabalho e CPF e doados óculos, medicamentos, brinquedos e peças de vestuários, estas cedidas pela Receita Federal e distribuídas à população mediante entrega de lixo retirado das margens dos rios. Também serão realizadas dinâmicas de educação ambiental.

Também participaram da cerimônia de abertura o coordenador do Ribeirinho Cidadão, juiz Antônio Bezerra Filho, o governador do Estado, Pedro Taques, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos Ribeiro, a corregedora-geral da justiça, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, os juízes Túlio Duailibi e Ana Cristina Silva Mendes, os secretários de Estado, Paulo Taques e Luiz Carlos Nigro, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, os deputados estaduais Marcos Russi e Eduardo Botelho, o prefeito de Poconé, Tatá Amaral, e de Santo Antônio, Valdir Pereira de Castro Filho. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114