Cuiabá | MT 19/04/2024
Justiça e Direito
Quarta, 15 de março de 2017, 09h41

Jecrim descarta 62 mil processos arquivados


.

Atendendo orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Recomendação Nº 37/2011 e também a tabela de temporalidade, o Juizado Especial Criminal de Cuiabá (Jecrim) realizou, na tarde desta terça-feira (14 de março), o descarte de 62 mil processos que estavam arquivados desde 2011.

A gestora administrativa do Jecrim Cuiabá e coordenadora da Comissão de Descarte de Processos, Bernadete Borges Pereira explicou que esses processos que foram descartados já estavam há cinco anos arquivados, respeitando, assim a tabela de temporalidade. Ao todo os 62 mil processos estavam acondicionados em 2.056 caixas e com a ação realizada, liberou um espaço considerável no arquivo do Juizado.

Quando o material é entregue na empresa de reciclagem ele passa por uma triagem e fragmentação para manter o sigilo do mesmo. Em seguida vai para a esteira, é picotado e prensado e em seguida encaminhado para indústrias do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, que compram esse papel reciclado e o transforma em papel ‘novo’.

Além da liberação de espaço, a gestora ressaltou a questão ligada ao meio ambiente e informou que esse foi um dos motivos do Jecrim procurar a empresa de reciclagem para fazer a destruição dos documentos de forma correta. “Foi uma das nossas preocupações: descartar de forma correta, ao invés de jogar na rua, em locais impróprios”.

Além disso, a empresa de reciclagem paga pelo papel descartado. Com o valor arrecadado Bernadete informou que caberá ao juiz diretor do Jecrim, Mário Kono de Oliveira definir para onde será revertido o valor arrecadado.

A proprietária da empresa de reciclagem Recimat, Vera Lucia Lissoni destacou a ação do Jecrim e disse que esse exemplo deveria ser seguido por mais empresas e órgãos públicos. “Na maioria das vezes o descarte de papel é feito de forma inadequada. Lá fora o papel é lixo, aqui dentro é matéria-prima”, frisou.

Os interessados em fazer o descarte de papeis podem entrar em contato pelo telefone (65) 3685-2608 para receber as orientações de como guardar o material para que tenha 100% de aproveitamento na hora da reciclagem. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114