Cuiabá | MT 20/04/2024
Justiça e Direito
Terça, 21 de março de 2017, 19h04

Complexo Pomeri encerra inspeções da Corregedoria-Geral da Defensoria em Cuiabá


A equipe da Corregedoria-Geral da Defensoria Pública encerrou a série de inspeções em unidades do sistema prisional em Cuiabá na última semana visitando o Complexo Pomeri, responsável pela guarda dos menores infratores. A próxima vistoria será no Capão Grande, na cidade de Várzea Grande.

Representando o órgão da Instituição, além do Corregedor-Geral, Cid de Campos Borges Filho, esteve a Primeira Subcorregedora, Defensora Pública Alenir Auxiliadora Ferreira da Silva Garcia, e os Defensores Públicos José Carlos Evangelista e Márcio Bruno Teixeira Xavier de Lima, que acompanharam o Superintendente do Sistema Socioeducativo, Edson Pereira da Cruz, responsável pelas unidades de internação dos menores do sexo masculino e feminino, na apresentação da estrutura do Complexo.

Para a Subcorregedora, que já atuou na vara de infância e adolescência por 8 anos, o trabalho de inspeção iniciado em fevereiro é urgente. "Vemos as unidades socioeducativas como uma área sensível, onde o Poder Público precisa centrar esforços, vez que a ressocialização do menor é considerada um investimento, na medida em que podemos ajsutar o caminho destes jovens, evitando que futuramente acabem nas outras unidades visitadas pelas Corregedoria", declarou.

O complexo é formado por três unidades, sendo uma provisória e outra de internação para os adolescentes do sexo masculino e mais uma para o feminino, abrigando ao total 50 menores infratores. Além disso, outros órgãos do sistema de justiça, como o Ministério Público, juizado, e delegacias operam nas proximidades do local.

O Defensor Público Márcio Bruno, atualmente designado para a vara da infância e adolescência, disse aos colegas a rotina de atendimentos e visitas aos adolescentes internados, bem como a dinâmica estabelecida entre agentes das unidades e a equipe da Defensoria. "Geralmente quem nos apresenta as demandas é a própria família do menor, ao que passamos a atendê-los em uma sala disponibilizada aos advogados e Defensores", disse.

Durante a visita, os Defensores também tiveram contato com outros servidores da administração socioeducativa, de diversas áreas, como educação e nutrição, maior reivindicação dos internos das unidades masculinas.A nutricionista da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Claiz Terra, tomou nota dos apontamentos e explicou ao Corregedor-Geral o processo de elaboração das marmitas.

Ao final do encontro, o superintendente do sistema socioeducativo avaliou as medidas propostas pela Defensoria. "As visitas institucionais da Defensoria e de outros órgãos do sistema de Justiça representam um somatório de perspectivas de melhorias para nosso trabalho. Nossos colegas a consideram tão importante quanto a assistência jurídica, pois necessitamos de mais recursos financeiros para desenvolver um projeto que sustente o aumento de efetivo para as unidades da capital, bem como do Estado", finalizou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114