Cuiabá | MT 16/04/2024
Justiça e Direito
Sexta, 31 de março de 2017, 17h51

Defesa Civil reconhece situação de emergência em municípios da Bahia


Um total de 106 municípios da Bahia foram reconhecidos, nesta sexta-feira (31), em situação de emergência pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. A ação, que é resultado de um extenso período de estiagem no estado, foi publicada no Diário Oficial da União.

Com o reconhecimento, as prefeituras poderão solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência à população e restabelecimento de serviços essenciais, como a viabilização do fornecimento de água potável, por meio da Operação Carro-Pipa Federal.

Além disso, a iniciativa permite ainda que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

Mais municípios

Atualmente, 314 municípios da Bahia estão em situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional, em decorrência da seca e da estiagem.

O reconhecimento federal só é realizado após decreto oficial de emergência ou calamidade pública dos estados ou municípios, que formalizam a solicitação à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Após análise e aprovação, é publicada uma portaria no Diário Oficial da União, com vigência por 180 dias. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114