» mais
Comentar           Imprimir
Justiça e Direito
Quarta, 12 de abril de 2017, 05h57

MPF/MT participa de Semana dos Povos Indígenas 2017


Entre os dias 17 e 20 de abril será realizada em Cuiabá a “Semana dos Povos Indígenas 2017 – Os Povos Indígenas e seus biomas: ameaças, resistências e protagonismo”. O evento acontece nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sob a supervisão do Conselho Indigenista Missionários (CIMI) e a Operação Amazônia Nativa (OPAN).

A participação do Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) se dará no dia 19 de abril, quarta-feira, quando será representado pelo procurador da república e titular do Ofício de Tutela de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Ricardo Pael Ardenghi, na conferência “O Estado Brasileiro e os Povos Indígenas”, a ser realizada às 19h no Centro Cultural. O procurador estará acompanhado da professora doutora Lia Zanotta Machado, da Universidade de Brasília (UNB) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e de Libério Uiagumeareu Bororo.

Durante a programação serão realizadas palestras, mesas redondas, conferência, exposição de curta duração e de cineclube e debates com estudantes indígenas sobre a realidade territorial em que vivem.

Na segunda-feira, dia 17, a abertura do evento acontecerá no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT. Em seguida, será lançado o livro e proferida a palestra “Os fuzis e as flechas: a história de sangue e resistência indígenas na ditadura” do jornalista Rubens Valente. Também serão lançados outros livros e publicações.

Já na terça-feira, a programação começa cedo, a partir das 8h30 também no Museu Rondon com a mesa “Os direitos indígenas no contexto das hidrelétricas nas bacias dos rios Teles Pires e Juruena, e exibição do vídeo “Complexo Teles Pires (Fórum Teles Pires). No período da tarde, às 16h, será a abertura da exposição de curta duração “OI'O e Uiwede: Ritos de Iniciação Xavante” e às 19h, na sede da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), será realizada a mesa “Desafios da Política Indigenista frente às Políticas de Estado”, tendo como convidados os indígenas Megaron Txucarramãe e o Cacique Damião (Maraiwatséde).

Na quarta-feira, Dia do Índio, a programação será no Centro Cultural da UFMT tendo início às 8h com a mesa “A História e a Cultura do povo Bororo na perspectiva das crianças de Cuiabá”, e a noite, a partir das 19h, será realizada a conferência “O Estado Brasileiro e os povos indígenas”.

Dia 20, quinta-feira, último dia do evento, será lançado o Cineclube Jenipapo (Musear) com o filme “Terra Vermelha”, às 18h30 no Museu Rondon. Em seguida, haverá um debate com os estudantes indígenas. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114