Cuiabá | MT 29/03/2024
Justiça e Direito
Quarta, 12 de abril de 2017, 05h57

MPF/MT participa de Semana dos Povos Indígenas 2017


Entre os dias 17 e 20 de abril será realizada em Cuiabá a “Semana dos Povos Indígenas 2017 – Os Povos Indígenas e seus biomas: ameaças, resistências e protagonismo”. O evento acontece nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sob a supervisão do Conselho Indigenista Missionários (CIMI) e a Operação Amazônia Nativa (OPAN).

A participação do Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) se dará no dia 19 de abril, quarta-feira, quando será representado pelo procurador da república e titular do Ofício de Tutela de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Ricardo Pael Ardenghi, na conferência “O Estado Brasileiro e os Povos Indígenas”, a ser realizada às 19h no Centro Cultural. O procurador estará acompanhado da professora doutora Lia Zanotta Machado, da Universidade de Brasília (UNB) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e de Libério Uiagumeareu Bororo.

Durante a programação serão realizadas palestras, mesas redondas, conferência, exposição de curta duração e de cineclube e debates com estudantes indígenas sobre a realidade territorial em que vivem.

Na segunda-feira, dia 17, a abertura do evento acontecerá no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT. Em seguida, será lançado o livro e proferida a palestra “Os fuzis e as flechas: a história de sangue e resistência indígenas na ditadura” do jornalista Rubens Valente. Também serão lançados outros livros e publicações.

Já na terça-feira, a programação começa cedo, a partir das 8h30 também no Museu Rondon com a mesa “Os direitos indígenas no contexto das hidrelétricas nas bacias dos rios Teles Pires e Juruena, e exibição do vídeo “Complexo Teles Pires (Fórum Teles Pires). No período da tarde, às 16h, será a abertura da exposição de curta duração “OI'O e Uiwede: Ritos de Iniciação Xavante” e às 19h, na sede da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), será realizada a mesa “Desafios da Política Indigenista frente às Políticas de Estado”, tendo como convidados os indígenas Megaron Txucarramãe e o Cacique Damião (Maraiwatséde).

Na quarta-feira, Dia do Índio, a programação será no Centro Cultural da UFMT tendo início às 8h com a mesa “A História e a Cultura do povo Bororo na perspectiva das crianças de Cuiabá”, e a noite, a partir das 19h, será realizada a conferência “O Estado Brasileiro e os povos indígenas”.

Dia 20, quinta-feira, último dia do evento, será lançado o Cineclube Jenipapo (Musear) com o filme “Terra Vermelha”, às 18h30 no Museu Rondon. Em seguida, haverá um debate com os estudantes indígenas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114