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Justiça e Direito
Quinta, 20 de abril de 2017, 15h22

Número de Centros de Assistência Social aumentou em 2016


A quantidade de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no País chegou a 8.240 unidades no ano passado, mostra o Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas) 2016, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

O Cras é a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A Região Sudeste concentra 34,5% dos Cras, seguida pelo Nordeste com 32,1%. Já a Região Sul detém 18,4% das unidades, enquanto o Norte e o Centro-Oeste empatam com 7,5%.

Segundo o coordenador-geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial do MDSA, Marcos Maia Antunes, 42% dos centros estão em municípios com até 20 mil habitantes, o que mostra que a população das pequenas cidades está assistida pela rede de proteção social. “A capilaridade da nossa rede é grande e continua aumentando. O que eu posso dizer é que a construção do Suas segue avançando”, avaliou.

Outra unidade de atendimento importante no Suas é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), responsável pelo atendimento das famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Em 2016, 2.521 unidades foram catalogadas pelo censo, um aumento de 86 unidades em relação ao ano anterior, o que mantém a tendência de crescimento dos últimos anos. Em 2015, eram 8.155 Cras no País.

A pesquisa registrou ainda os serviços de atendimento à população de rua. São 230 Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros Pop).

Censo Suas

Os dados do censo são informados pelas prefeituras e governos estaduais, por meio de um formulário eletrônico, e colaboram para o monitoramento e o acompanhamento dos serviços do Suas. As informações são fundamentais para aperfeiçoar o atendimento à população e a gestão de controle da política de assistência social, além de identificar avanços, limitações e desafios do sistema.

“O Censo é extremamente importante. É ele que permite informações para a própria gestão do Suas. A pesquisa é a única fonte de informação que permite saber as condições de ofertas dos serviços e dos equipamentos da rede socioassistencial”, destacou Maia.

Ao todo, 37,5 mil questionários foram respondidos entre setembro e outubro de 2016. Os percentuais de preenchimento continuaram altos, chegando a mais de 99,6% para o conjunto das unidades Cras, Creas, Centro Pop e Acolhimento; 98,4% para a gestão municipal e 96,7% para os Conselhos Municipais.

O MDSA disponibilizou as bases de dados para consulta. Para conhecer os dados, basta acessar o endereço; e para informações sobre os programas do MDSA, está disponível o número 0800 707 2003. 




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