Cuiabá | MT 29/03/2024
Justiça e Direito
Sábado, 29 de abril de 2017, 13h25

MinC seleciona acervos documentais para Memória do Mundo


O Ministério da Cultura (MinC) lançou edital MowBrasil para selecionar dez produtos documentais, entre textos, audiovisuais, iconográficos ou cartográficos para que sejam incluídos no Registro Memória do Mundo. O projeto busca proteger e estimular o acesso a acervos documentais. As inscrições vão até 31 de julho.

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, de caráter individual ou em grupo. Os documentos inscritos deverão ter relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira e serão avaliados pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MOW Brasil). O comitê levará em consideração o impacto e o significado do documento para a história e a cultura brasileira. Outros critérios são integridade, acessibilidade, autenticidade, unicidade e originalidade do documento.

O envio dos documentos para inscrição deve ser feito por e-mail em formato digital. É obrigatório o preenchimento do formulário de candidatura. Ao candidatar-se, o interessado autoriza o uso, para divulgação do Programa Memória do Mundo, de duas imagens, 30 segundos de áudio ou três minutos de imagem em movimento. As candidaturas aprovadas serão divulgadas até o dia 6 de outubro.

Em 2016, o acervo de 458 trabalhos que pertenceu a um dos mais ativos pesquisadores sociais e etnográficos do País, o médico Arthur Ramos, escrito entre 1926 a 1949, foi um dos premiados. A coleção pertence desde 1956 à Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura. O vasto arquivo contém correspondência do titular e de terceiros, recortes de jornais, folhetos, fotografias, originais manuscritos, pesquisas e estudos sobre educação, medicina legal, psiquiatria, psicologia, sociologia, antropologia, folclore e etnografia.

História

O Programa Memória do Mundo da Unesco – Mow (Memory of the World) pressupõe que o patrimônio documental mundial pertence a todos e deve ser preservado e acessível "de maneira permanente e sem obstáculos".

A iniciativa reconhece patrimônios documentais com relevância internacional, regional e nacional. Além de realizar registro com certificado, o programa facilita o acesso e preservação desse tipo de patrimônio.

Entre os documentos preservados com apoio do programa encontram-se a Bíblia de Gutenberg e a partitura original da 9ª sinfonia de Beethoven, ambos em arquivos alemães. O primeiro documento em língua portuguesa que foi incluído no Registo da Memória do Mundo foi a Carta de Pêro Vaz de Caminha.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114