Cuiabá | MT 23/04/2024
Justiça e Direito
Quinta, 04 de maio de 2017, 16h19

Universidades devem colaborar na implementação do Programa Criança Feliz


O Programa Criança Feliz contará com a cooperação de universidades de todo o País. A novidade foi assunto em debate realizado, nesta quarta-feira (3), entre o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e reitores de intuições de ensino superior. O encontro aconteceu durante palestra na reunião plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).

Com 50 anos de atuação, o conselho representa 133 instituições de ensino. Para o ministro, o meio acadêmico tem muito a contribuir com o desenvolvimento infantil. Segundo ele, é preciso criar cursos superiores que se dediquem ao estudo da primeira infância. Estudantes de diversas áreas, como medicina, psicologia e pedagogia, poderiam obter experiência profissional como visitadores domiciliares ou multiplicadores do Criança Feliz.

Outra proposta é usar o espaço físico das universidades para promover cursos e capacitações regionais voltadas a quem atua no programa. Na ocasião, o ministro explicou que os primeiros mil dias de vida – foco do Programa Criança Feliz – são o período mais importante na formação das inteligências, habilidades e competências do ser humano.

“Uma criança bem estimulada terá notas melhores na escola, um emprego melhor que o de seus pais e uma melhor qualidade de vida no futuro”, afirmou.

Presidente do Crub, o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto, dispôs-se a fazer articulações entre as universidades que compõem a rede de atuação do conselho para formalizar o apoio ao programa.

“Essa integração com os setores que regem as políticas públicas do País é fundamental. O trabalho em parceria é muito importante para que a escola possa ajudar no desenvolvimento social do País”, reforçou.

Programa

Com atenção voltada para a primeira infância, o Criança Feliz acompanhará mais 4 milhões de beneficiários do Bolsa Família, de até 3 anos, e as crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em todo o País, 2.547 municípios já aderiram à iniciativa. Com foco na visitação domiciliar, o programa reunirá ações em áreas como saúde, educação, cultura e justiça.

Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida da criança. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114