Cuiabá | MT 18/04/2024
Justiça e Direito
Sexta, 12 de maio de 2017, 18h51

Lei determina adaptação de equipamentos de lazer para pessoas com deficiência


Espaços de públicos de brinquedos e equipamentos de lazer deverão ser adaptados para pessoas com deficiência, inclusive visual, ou com mobilidade reduzida. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12).

De acordo com a determinação os locais de diversão terão que adaptar suas estruturas em pelo menos 5% para atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Além disso, os equipamentos terão ainda que ser identificados seguindo parâmetros de acessibilidade. "Devem ser adaptados e identificados, tanto quanto tecnicamente possível", diz a lei.

A medida altera a Lei da Acessibilidade (Lei 10.098/2000) e dá 90 dias para que as determinações sejam cumpridas.

Lei de Acessibilidade

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência.

Nas escolas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o acesso de pessoas com deficiência aumentou 381% entre 2003 e 2014. Nesse intervalo, o número de matrículas de PCDs saltou de 145.141 para 698.768.

A Lei de Acessibilidade estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114