» mais
Comentar           Imprimir
Justiça e Direito
Segunda, 15 de maio de 2017, 18h37

Audiência debate opções para trânsito de Cuiabá


No mês em que é realizado o movimento Maio Amarelo que trata da prevenção e combate a acidentes de trânsito em todo o mundo, uma audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá discute novas alternativas de segurança para o trânsito da Capital, nesta segunda-feira (15 de maio).

A temática proposta pelo vereador Toninho de Souza tem como objetivo debater a violência no trânsito e captar opções que favoreçam a mobilidade nas vias cuiabanas. “Temos índices alarmantes de acidentes com morte na Capital, por isso é preciso conscientizar a população e propagar a mudança de comportamento, tanto de pedestres como de motoristas”.

Atualmente uma pessoa morre em acidente de trânsito a cada 12 minutos no Brasil. No ano de 2016, Mato Grosso registrou 93 mortos, já neste ano eles somaram 60. Cuiabá também apresentou a melhora desses números. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, neste primeiro trimestre do ano houve uma retração de 35% de vítimas fatais. Foram 24 mortos contra 37 no mesmo período de 2016.

Para minimizar o problema do trânsito, o Poder Judiciário oferece alternativas como o Serviço de Atendimento Imediato (SAI), ofertado por meio do Juizado Especial Criminal Unificado (Jecrim). “O SAI tem duas funções principais, a primeira é promover a pacificação entre os envolvidos em um acidente e a segunda garantir a mobilidade urbana, na medida em que desafoga o trânsito com a liberação dos motoristas. Os agentes do SAI fazem ali no local a homologação do acordo e a questão é resolvida prontamente, mas desde que não haja vítimas”, informa o juiz responsável pelo Jecrim, Mário Kono.

O magistrado destaca que o SAI está cada mais atuante e isso tem refletido a redução do volume de acidentes. Porém, pontua que outro importante viés a ser explorado pelos poderes constituídos é a conscientização de motoristas e pedestres. “É preciso despertar a consciência sobre o trânsito seguro o quanto antes na sociedade. Iniciativas como esta audiência são importantíssimas para que as crianças e jovens disseminem a cultura da prevenção de acidentes e como futuros motoristas, sejam mais conscientes sobre a responsabilidade de cada um no trânsito”.

Atuação - De janeiro a abril de 2017, o SAI realizou 245 acordos, atendeu a outras 106 ocorrências e registrou 55 desistências. Três avenidas somam a maior incidência de acidentes em Cuiabá, são elas: Avenida Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e Avenida Historiado Rubens de Mendonça (Av. do CPA). 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A retomada das obras do VLT pode ser:

Palanque político para 2018
Mais uma balela sem fim
Confio na solução do problema
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114