» mais
Comentar           Imprimir
Justiça e Direito
Terça, 16 de maio de 2017, 19h03

Pernambuco tem 127 cidades em situação de emergência


Mais 56 municípios pernambucanos estão em situação de emergência por conta de longo período de estiagem e tiveram reconhecimento federal publicado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Integração. A lista de reconhecimentos no estado chegou a 127 cidades.

A medida, complementar às ações de estados e municípios, vai permitir que as prefeituras possam ter acesso a apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.

Alguns exemplos são programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal. Os governos municipais também desfrutam de benefícios como a renegociação de dívidas no setor de agricultura e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

O governo federal tem executado ações de auxílio no estado. As iniciativas contemplam, além de apoio emergencial para abastecimento de água, obras estruturantes, com destaque para o Projeto de Integração do Rio São Francisco, que beneficia o estados com seus eixos Norte e Leste, e a Adutora do Agreste.

Além disso, de maio a dezembro de 2016, o Ministério da Integração Nacional ampliou em 139,1% os repasses de recursos federais para Adutora do Agreste, que também vai receber e distribuir as águas do rio São Francisco. O investimento federal na Adutora do Agreste será de R$ 1,2 bilhão. Quando concluída, esta fase inicial fornecerá água a mais de 1,3 milhão de pessoas em 23 municípios pernambucanos.

A Operação Carro-Pipa Federal, uma das principais ações emergenciais, investiu, nos três primeiros meses do ano, mais de R$ 57 milhões para beneficiar cerca de 630 mil pernambucanos.

O Ministério da Integração também repassou recursos para perfuração de poços, sistemas de esgotamento sanitário, implementação de cisternas, sistemas simplificados de abastecimento, barreiros, kits de irrigação e pequenas barragens. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A retomada das obras do VLT pode ser:

Palanque político para 2018
Mais uma balela sem fim
Confio na solução do problema
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114