Cuiabá | MT 16/04/2024
Justiça e Direito
Terça, 23 de maio de 2017, 09h32

Brasil e Alemanha firmam acordo para apoiar projetos em comunidades indígenas


A Fundação Nacional do Índio (Funai) está negociando acordos de cooperação técnica e financeira com a Alemanha. O presidente interino da instituição, Franklimberg Ribeiro de Freitas, diz que os acordos vão ao encontro dos interesses da Funai e poderão apoiar projetos em todas as comunidades indígenas do Brasil.

Um dos acordos tem como objetivo fortalecer as instâncias de governança da Politica Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (PNGATI). Esse acordo deve ser estabelecido entre a Funai e a Agência Alemã de Cooperação Internacional – GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

A outra iniciativa trata de cooperação financeira com o Banco Alemão de Desenvolvimento – KfW Entwicklungsbank/BMZ, que apoiará projetos relacionados a outros eixos, como vigilância e fiscalização; proteção de índios isolados e de recente contato; apoio a cadeias produtivas, incluindo o desenvolvimento do Etnoturismo; recuperação de áreas degradadas, entre outros.

"Precisamos dar apoio aos nossos indígenas para que eles tenham melhores condições de vida, dentro daquilo que eles querem", afirmou o presidente, alertando que para cada grupo étnico deverão ser desenvolvidos projetos diferenciados, respeitando suas culturas, costumes e tradições.

Os acordos estão em tratativas finais junto à Agencia Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114