» mais
Comentar           Imprimir
Justiça e Direito
Quinta, 01 de junho de 2017, 14h58

Semana da Adoção agita comarcas de MT


Atividades da Semana Estadual da Adoção agitaram as comarcas de Mato Grosso nos últimos dias com objetivo de divulgar a campanha permanente ‘Adotar é Legal’ e orientar a população sobre os procedimentos legais da adoção. Além disso, os magistrados da infância e juventude se dedicaram aos processos no sentindo de analisar, sentenciar e decidir a respeito da destituição do poder familiar.

A Comarca de Nova Monte Verde (a 968km de Cuiabá) realizou a palestra “Adoção e suas facetas”, na última segunda-feira (29 de maio). Ela foi proferida pela psicóloga Gleice Juceli Coura Moreira e pela assistente social Lenir Tatschi e Silva, que descreveram todo o processo da adoção, desde o cadastramento até a setença do juíz. O magistrado Bruno César Singulani França encerrou o evento destacando a importância da campanha promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT) por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).

O Dia Nacional da Adoção – 25 de Maio – foi marcado pelo 1º Encontro da Adoção em Nova Ubiratã (a 502km da capital). O evento, que reuniu pretendentes à adoção, contou com a participação do juiz substituto e diretor do Foro Glauber Lingiardi Strachicini, da promotora de Justiça Fernanda Pawelec Vieira, do defensor público Felipe de Mattos Takayasso e da equipe multidisciplinar formada pela assistente social Fabiana da Silva Menezes e pelas psicólogas Luciane Silva das Chagas e Rosana Conceição Bomdespacho Farias.

Conduzido pela equipe multidisciplinar da comarca e pelo gestor judiciário Euricles Mário da Silva Junior, o encontro contou com palestras sobre tramitação do processo de habilitação e de adoção, comprometimento do Judiciário para maior celeridade dos processos de adoção, a importância da adoção, e noções a respeito do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA).

Nos dias 25 e 26 de maio a Comarca de Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) promoveu o evento ‘Família: Direito de Todos e Sonho de Muitos’, sob a coordenação da juíza da Vara de Infância e Juventude Edna Ederli Coutinho, no Centro Comunitário Jesus de Nazaré. No primeiro dia, a presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Lindacir Rocha Bernardon foi palestrante convidada. No dia seguinte, ocorreu o primeiro encontro do Grupo de Apoio e de Preparação aos Pretendentes Habilitados à Adoção da comarca, com a participação da equipe técnica e da juíza Edna Coutinho.

Água Boa (a 730 km da capital) promoveu um ‘pit stop’ no dia 25 de maio para entregar panfletos sobre adoção. A parada foi organizada pelo Conselho Tutelar e entendidades ligadas à área. Servidores e magistrados do Judiciário vestiram a camiseta ‘Adotar é Legal’ como forma de divulgar a campanha. Já na Comarca de Nova Canaã do Norte (a 699km de Cuiabá), o juiz substituto e diretor do Foro Fernando Kendi Ishikawa organizou uma panfletagem no dia 25 de maio. Foram distribuídos materiais informativos sobre o Dia Nacional da Adoção, ocasião em que todos os servidores e o magistrado vestiram a camiseta da campanha. Em Dom Aquino (a 166km da capital), o Poder Judiciário também aderiu à campanha e vestiu a camisa. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114