Cuiabá | MT 24/04/2024
Justiça e Direito
Segunda, 03 de julho de 2017, 08h53

Cuidados com a fiação elétrica podem evitar incêndios


Os incêndios urbanos podem, muitas vezes, ser prevenidos com alguns cuidados simples. Um local que exige bastante atenção é a cozinha, onde a junção de vários eletrodomésticos, gás e altas temperaturas pode gerar acidentes graves.

O capitão Ronaldo Reis, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), explica que muitos incêndios ocorrem devido à sobrecarga de energia: “Vários aparelhos em uma tomada podem gerar incêndio na fiação, e também temos uma quantidade grande de ocorrências em cozinhas, restaurantes e outros estabelecimentos devido às chaminés, que ficam impregnadas de óleo e com o calor acabam incendiando.”

É importante ficar atento às panelas e frigideiras no fogão, para que não peguem fogo com as temperaturas elevadas, e manter as coifas limpas.

“A forma de se prevenir é usar fiação compatível com a demanda elétrica que vai ter: quando for fazer uso de mais de um aparelho em uma tomada, use uma régua com filtro e fiação de boa qualidade, sem emendas”, recomenda o bombeiro.

Vazamentos de gás de cozinha também podem ser perigosos: caso sinta cheiro de gás, feche a válvula do botijão, não acione nenhum interruptor, desligue a energia elétrica do local e ligue rapidamente para o 193 - número padrão dos Bombeiros em todo o Brasil.

As construções precárias, feitas com papelão e madeira, também tornam o ambiente mais propenso a um incêndio, pois o fogo se propagará rapidamente. Outro perigo são os balões, que ao cair podem causar incêndios em residências, grandes áreas verdes, e até derrubar aeronaves.

Queimadas

Além das ocorrências urbanas, os bombeiros também protegem a fauna e a flora combatendo incêndios florestais. Nesta época do ano, no inverno, em que a umidade está baixa, as queimadas são um risco ainda maior em áreas de preservação ambiental.

“Para fazer limpeza de terreno, após rastelar, as pessoas têm o hábito de colocar fogo no que foi recolhido. Muitas vezes, elas perdem o controle do fogo e ele se transforma em incêndio florestal. Recomendamos que façam compostagem, que irá enriquecer o solo, evitar incêndios e a degradação do solo, que precisa de nutrientes”, indica o capitão.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114