Cuiabá | MT 19/04/2024
Justiça e Direito
Quarta, 12 de julho de 2017, 18h22

Oficiais de Justiça recebem capacitação do PJe


Oficiais de justiça de 19 comarcas do Estado participam de capacitação do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Os servidores participarão da capacitação na Escola dos Servidores até a sexta-feira (dia 14 de julho).

O treinamento começou nesta terça-feira (11 de julho) e envolve servidores que começarão a trabalhar com a ferramenta a partir do dia 17 de julho, data em que começa a migração dos processos do Projudi para o PJe.

No treinamento, os oficiais de justiça aprendem as rotinas e fluxos de trabalho específicos da função que exercem e de acordo com o instrutor do curso, Márcio Maciel, o perfil deles é um dos mais simples para trabalhar por meio da plataforma. “Consiste na visualização dos mandados, como eles vão acessar esses mandados e imprimir, além de também visualizar os documentos relativos ao processo, por exemplo, em um mandado de citação em que eles precisam da petição inicial. Eles visualizam a petição inicial no processo e imprimem também. Então, ensinamos todo esse primeiro contato e depois eles concluem o cumprimento do mandado inserindo a certidão. Aqui eles aprendem ainda como inserir essa certidão no sistema PJe”, explicou o instrutor.

Servidor do Fórum de Cotriguaçu há dois anos, Aelço de Sousa afirma que esse foi o primeiro contato com a plataforma. “Acredito que a ferramenta vai facilitar bastante o nosso trabalho, uma vez que não terá necessidade de a gente pegar aquele monte de papel no balcão da secretaria. Sem contar que vamos poder acessar de qualquer lugar de onde estivermos, sem precisar passar no Fórum”, salientou o oficial.

Oficial de justiça em Barra do Garças, Eliane Magro ressalta que o PJe vai auxiliar de forma significativa a rotina de trabalho dos oficiais na comarca. “Com certeza vai diminuir o número de pessoas nesse trâmite até chegar o mandado ao oficial de justiça. Creio que vai aumentar o nosso volume de trabalho também. Por ser mais funcional, o PJe vai ajudar a reduzir esse fluxo de pessoas. Sem contar que vai aumentar a nossa produtividade e de certa forma diminuir o tempo de trabalho. Portanto, vai facilitar em todos os sentidos”, destacou.

Além dos oficiais de justiça, também participarão do treinamento servidores das secretarias, assessores e magistrados das comarcas de Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Brasnorte, Ribeirão Cascalheira, Mirassol D’Oeste, Poconé, Querência, Rosário Oeste, Juara, Sorriso, Matupá, Nortelândia, Novo São Joaquim, Arenápolis, Canarana e Barra do Garças. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114