Cuiabá | MT 18/04/2024
Justiça e Direito
Sexta, 21 de julho de 2017, 20h51

Agosto terá nova edição do Pai Presente


Agosto é o mês escolhido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) para promover o mutirão do programa ‘Pai Presente’, que visa estimular o reconhecimento voluntário ou não da paternidade, reduzindo assim o número de pessoas sem o nome do pai na certidão de nascimento. Em 2017 as audiências ocorrem no dia 19 de agosto em Cuiabá e Várzea Grande, e de 14 a 19 nas demais comarcas do Estado.

Para o reconhecimento espontâneo, os pais devem procurar o Fórum acompanhados do filho, no dia do mutirão, onde ocorrerá a conciliação sobre guarda, direito de visita e pensão alimentícia. Nos demais casos, as mães devem se dirigir à Diretoria do Fórum portando documento de identidade e a cópia da certidão de nascimento do filho, indicar o suposto pai e o endereço para que ele seja intimado a comparecer à audiência. No dia do mutirão, quando não há entendimento, é realizada a coleta de material para o exame de DNA gratuito. Na capital, o prazo para indicar o pai é 4 de agosto.

O programa ‘Pai Presente’ é coordenado pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) e pelos diretores dos fóruns, com apoio de magistrados, servidores e voluntários. A iniciativa conta também com a parceria do Poder Judiciário Estadual, do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria Estadual de Saúde, da Procuradoria-Geral de Justiça, Defensoria Pública Geral e cartórios.

Saiba mais – O direito à paternidade é garantido pelo artigo 226, parágrafo 7º, da Constituição Federal. Em 2016, Cuiabá e Várzea Grande registraram 111 audiências, número 98% maior que o alcançado no ano anterior. Desse total, 25 resultaram em reconhecimentos de paternidade espontâneos, 69 em exames de DNA e 17 em outros encaminhamentos. Em todo o Estado ocorreram 665 audiências, com 203 reconhecimentos voluntários e 290 testes de laboratório. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114