Cuiabá | MT 19/04/2024
Justiça e Direito
Segunda, 24 de julho de 2017, 23h39

Coplan apoia áreas na execução do Plano


Apoiar as áreas na execução do Plano de 120 dias foi uma das principais ações realizadas pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso durante o período estabelecido pela atual gestão para cumprimento de metas.

O setor acompanhou a execução do Plano de 120 dias por meio do Modelo de Governança das Reuniões (N1, N2 e N3) e ainda monitorou os riscos das entregas do Plano das áreas, além de auxiliar na elaboração do Plano Diretor de Obras, Plano de Aquisições/Priorização e reportou à Administração o cenário dos planos.

O coordenador de Planejamento do TJMT, Afonso Maciel, afirma que todas as metas estabelecidas para a Coplan foram cumpridas e muitas delas estão diretamente relacionadas a outras áreas. “A Coordenadoria de Planejamento tem participação em todas as áreas do Poder Judiciário por estar em uma função que trabalha com planejamento estratégico e o Plano de Gestão”, ressaltou.

O apoio dado às reuniões de governança - N1, N2 e N3 - é um dos destaques para o coordenador. “O avanço conseguido nessa gestão pelo desembargador Rui Ramos Ribeiro em relação ao modelo de governança proposto pelo Conselho Nacional de Justiça é um dos destaques entre as metas dos 120 dias, principalmente no aspecto de clareza dos papéis de cada um dentro desse modelo. O nosso presidente tem pedido para os coordenadores analisarem os desafios colocados e que vejam o prazo de cumprimento para conseguirem seguir o planejamento estratégico”, salientou.

Maciel garante também que as metas estabelecidas para a Coplan no Plano de 120 dias terão continuidade ao longo da gestão. “O plano de 120 dias não se encerra ao fim do prazo. Na verdade, o desembargador Rui Ramos o traz [o Plano] como um motor de arranque da gestão”.

A Coplan cumpriu ainda a meta de implantação da Gestão Estratégica no Poder Judiciário de Mato Grosso, contemplando o Escritório de Gerenciamento de Projetos e o Escritório de Gerenciamento de Processos de Trabalho. “O que estamos planejando para o segundo semestre e para o ano que vem, e queremos que ganhe corpo, é a ação de aproximação do Planejamento Estratégico com as comarcas. Para isso estamos integrando o “Conhecendo o Escritório de Projetos” com o “Escritório de Processos”. Nossa intenção é trazer algumas comarcas ao Tribunal de Justiça para visitação e ao mesmo tempo realizar um trabalho de capacitação na área de planejamento, projetos e orçamento”, destacou Afonso Maciel.

Em termos de racionalização de serviços e procedimentos, a Coplan atuou em frentes significativas e que, segundo o coordenador, merecem destaque, como a realização de reuniões com os gestores de pacotes das despesas (energia elétrica, telefonia fixa e móvel, correios, outsourcing de impressão e papel); acompanhamento mensal e por comarcas das despesas e acompanhamento do plano de ação.

Ainda no cumprimento de metas, a Coordenadoria fez um trabalho em parceria com o Núcleo Socioambiental voltado para a sustentabilidade. “A Coplan tem um projeto específico com olhar para a redução de despesa, que é o Gerenciamento Matricial de Despesa (GMD). Começamos esse trabalho no ano passado envolvendo energia elétrica, gastos com telefonia e dessa vez estamos trazendo a reprografia, os gastos com papeis e correios. É um projeto socioambiental, uma consciência maior de nós servidores do Poder Judiciário em relação a essas despesas que impactam diretamente ao meio ambiente”, acrescentou.

O coordenador da Coplan ressaltou ainda o empenho de todos os coordenadores para o cumprimento das metas estabelecidas. “A Coplan funciona como uma coordenadoria propulsora na área estratégica, mas são as coordenadorias que fazem o trabalho na ponta. A proximidade com a Presidência, a participação do desembargador Rui Ramos em todas as reuniões, a cobrança efetiva em termos de resultados e, principalmente, esse acompanhamento que é dado periodicamente pela administração junto às áreas e ao mesmo tempo a transparência não só externa, mas também entre nós, têm que ser destacadas nesse período. Essa sinergia criada dentro da administração tem sido extremamente positiva e acredito que o plano de 120 dias é uma mola propulsora para saltos maiores nos próximos semestres”, concluiu Afonso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114