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Justiça e Direito
Quinta, 27 de julho de 2017, 08h27

Bem Viver revela dados sobre metas dos 120 dias


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O Programa Bem Viver do Tribunal de Justiça de Mato Grosso atingiu as metas estabelecidas pelo Plano de 120 dias da gestão presidida pelo desembargador Rui Ramos Ribeiro. Segundo a gerente do Bem Viver, Gissele Maria Ponce Nince, ao longo desses meses foram registrados mais de 105 mil atendimentos a servidores e magistrados pelas equipes que desenvolvem o programa de bem-estar e saúde do Poder Judiciário.

O primeiro momento do trabalho, previsto na meta dos 120 dias, consistiu na confecção de três laudos importantes para avaliação da realidade de trabalho de todos os servidores de Mato Grosso. As ações visam ao cumprimento da Resolução 207 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Os três laudos que nós precisávamos para iniciar nosso trabalho eram o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), PCMO e LTCAT. No último dia 22 de maio, a empresa que contratamos para fazer esse trabalho junto a 79 comarcas nos entregou o resultado. A partir daí, nós iniciamos a avaliação e compilação desses dados”, pontuou.

Nesse momento, como informou a servidora, os profissionais do Bem Viver estão capacitando os servidores para o uso dos equipamentos de trabalho e agindo preventivamente para minimizar os riscos ergonômicos. “Mais de 20 comarcas já passaram por essa fase e as demais devem receber as equipes para a capacitação em breve. O próximo passo atenderá à Resolução 207 na íntegra, que será o acompanhamento médico de todos os servidores, com exames detalhados e análise dos riscos de cada pessoa e cada categoria”, ponderou.

Além disso, o programa também priorizou ao longo desses meses ações de saúde focados para os riscos de cada servidor, definiu os preparativos para a IV Corrida de Rua do Judiciário e deu início a reformas do espaço do Bem Viver, com o objetivo de ampliar o local e melhor atender os servidores. “Agora nesse segundo semestre nós implantaremos o programa de supervisão de saúde na íntegra, visando ao bem-estar e à prevenção de doenças ocupacionais. Nós estamos prontos para atender o E-social, pois nos programamos. A taxa de afastamentos por motivos de saúde estão reduzindo gradativamente e nós planejamos regredir esse número”, avaliou.

Por fim, Gissele revelou que os profissionais do Bem Viver já fizeram 105.019 atendimentos, sendo 5043 fisioterapêuticos, 1.255 odontológicos, 3.873 psicológicos, 370 sessões de RPG, 4.768 relacionados à campanhas de saúde educacional, 83.209 sessões de ginástica laboral, 1.157 palestras, 113 pesquisas do clima organizacional, 1.040 quick massages e 2.036 sessões de pilates. “Avalio como muito positivo esse trabalho realizado até aqui. Nosso dever é levar bem-estar e saúde aos nossos servidores e magistrados, atendendo as normas reguladoras do Ministério do Trabalho e também as resoluções do CNJ”, comentou. 




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