Cuiabá | MT 29/03/2024
Justiça e Direito
Quinta, 27 de julho de 2017, 09h46

Corregedora de MT prestigia inauguração na Bolívia


.

A corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, participou da inauguração da Estação de Integração Policial (EPI) no município de San Matías, na Bolívia, na manhã desta quarta-feira (26 de julho), a convite do governador Pedro Taques. O centro de segurança vai integrar o Exército boliviano, as forças policiais especializadas do país, Interpol, sistema de identificação de pessoas, departamento de imigração, e a polícia especializada no combate ao narcotráfico.

Segundo o secretário de Segurança de Santa Cruz de La Sierra, Enrique Bruno, a instalação é fundamental para o combate ao crime organizado e os tráficos de armas, drogas e de pessoas. “Esta obra importa não só aqui em San Matías, mas para todo o nosso país, pois se trata de mais segurança na zona de fronteira. Esse investimento também repercute na segurança do Brasil”, argumentou. O Departamento de Santa Cruz investiu o esquivamente a R$ 6,3 milhões na obra, que começou em novembro do ano passado, e R$ 900 mil para equipar a estação.

O governador Pedro Taques lembrou que a EPI vai permitir a integração de mais de 150 profissionais das agências bolivianas. “A criminalidade não respeita fronteiras. Precisamos fazer a nossa parte, eles estão fazendo a parte deles, o que é muito importante. Contudo, não bastam apenas investimentos em segurança para combater a criminalidade, precisamos de desenvolvimento”, salientou.

A desembargadora corregedora Maria Aparecida Ribeiro reforçou a necessidade de investimentos na repressão bem como na prevenção. “A zona de fronteira, o tráfico de drogas e o crime organizado são preocupações do Poder Judiciário Estadual. Para debater esse tema como a sociedade da região de Cáceres, estamos promovendo uma audiência pública no dia 4 de agosto, as partir das 13h, no auditório da Unemat. Nosso objetivo é discutir, ouvir a população e sair com propostas de políticas públicas e de ações efetivas como, por exemplo, a implantação de uma base aérea e de radares na região de fronteira”, esclareceu.

Também participaram da inauguração da Estação de Integração Policial em San Matías os juízes auxiliares da CGJ-MT Aristeu Dias Batista Vilella e Ana Cristina Silva Mendes, o ministro de Governo da Bolívia, Carlos Romero, o deputado estadual Leonardo Albuquerque, o prefeito de Cáceres, Francis Maris, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, coronel Airton Siqueira, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Cunha, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Guilherme Nolasco, o comandante do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), tenente-coronel José Nildo, o comandante regional em Cáceres, tenente-coronel Delwison Cruz, a delegada regional Cínthia Cupido, além de juízes da região de fronteira, vereadores e autoridades bolivianas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114