Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Sexta, 28 de julho de 2017, 13h31

Acordos entre Brasil e EUA reforçam combate ao crime transnacional


Com foco na repressão ao tráfico de drogas, de armas e até de pessoas, além de repressão aos crimes financeiros, Brasil e Estados Unidos ratificaram acordos bilaterais durante viagem do ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, na semana passada, a Washington (EUA).

Segundo o ministro, os acordos garantem repasse de tecnologia e reforço no combate a crimes transnacionais. “A tecnologia é fundamental quando pensamos na extensão dos crimes, nas organizações criminosas e nas relações internacionais. Não adianta somente fazer concurso público para contratar mais profissionais, quando se é necessário operar satélites, drones e gerenciar 17 mil km de fronteira terrestre”, explicou o ministro.

Além da modernização do sistema, Jardim ressaltou o processo em andamento de integração entre os órgãos que compõem a pasta – Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Fundação Nacional do Índio (Funai).

A viagem do ministro também garantiu o retorno da Polícia Federal ao quadro da Ameripol, órgão ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA) e que reúne polícias de vários países do continente.

Compromissos

O primeiro acerto com o governo norte-americano envolve o Ministério da Justiça e o Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos EUA (ATF – sigla em inglês). Profissionais daquele país irão compartilhar expertise na identificação e no rastreamento de armas roubadas. Parceria permitirá investigar quem são os fornecedores de armamento e quais são as rotas do crime de tráfico internacional.

Já em acordo firmado com o Departamento de Estado dos EUA, será garantido o treinamento de profissionais brasileiros no esquema tático de inteligência contra o tráfico de drogas e de seres humanos.

Instrutores norte-americanos virão ao Brasil para capacitar os agentes nacionais. Além da PF e da PRF, o Ministério da Justiça irá estender o acordo aos estados e possibilitará capacitação de polícias de todo o País. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114