Cuiabá | MT 29/03/2024
Justiça e Direito
Segunda, 21 de agosto de 2017, 16h21

Justiça Comunitária participa de Mutirão Rural


.

Com o objetivo de levar cidadania aos moradores de comunidades rurais de Várzea Grande e Barão de Melgaço, a Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso participou no sábado (19 de agosto) do mutirão rural realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

O mutirão é realizado pelo Senar desde 1994 e no sábado com a parceria da Justiça Comunitária, foram oferecidos 50 tipos de atendimentos sociais e na área da saúde, como vacinação, aferição de pressão, exames de sangue e atividades para as crianças.

Em Várzea Grande, a iniciativa ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica “João Ponce de Arruda” e atendeu também outras comunidades da região.

A Justiça Comunitária realizou diversos atendimentos, entre eles a emissão da segunda via de documentos, procedimentos para realização de casamento civil e até entrada em pedidos de separação. “A busca dos serviços oferecidos pela Justiça Comunitária nesse mutirão foi mais na parte de cartório e isenção da taxa para emissão do documento de identidade. São serviços importantes que permitem que o acesso de pessoas que, além de não terem condições de pagar também não têm conhecimento sobre esses direitos”, destacou a agente comunitária Glória Bezerra.

O supervisor regional do Senar, Natalino Márcio Viana da Costa elogiou a prontidão do Poder Judiciário em participar da ação. “A presença do Judiciário é fundamental em um evento como esse. Percebemos que existe uma demanda muito grande e a necessidade que a população tem, e graças ao empenho do Poder Judiciário, a parceria está rendendo bons frutos para a população”, frisou o supervisor.

A dona de casa, Elaine Gonçalves Lima Cruz aproveitou os serviços gratuitos oferecidos pela Justiça Comunitária durante o mutirão rural. Ela fez a primeira via do CPF das filhas e ainda atualizou seu RG. “O atendimento foi muito bom. Rápido e melhor do que isso eu não iria encontrar. Facilitou muito a minha vida, porque se tivesse que ir até à cidade ia ser mais complicado”, observou a dona de casa.

Além desses serviços, o mutirão ofereceu também atendimento na área de saúde para homens e mulheres, consulta oftalmológica com doação de óculos, orientações jurídicas e atividades lúdicas para crianças. Também foram realizadas duas oficinas técnicas, uma sobre aproveitamento e planejamento de alimentos e outra sobre manutenção de tratores.

Em Barão de Melgaço, a iniciativa aconteceu no domingo (20 de agosto) e o atendimento aconteceu na região do Estirão Comprido das 8h às 16h.

O Mutirão Rural contou também com a parceria do governo do Estado, Defensoria Pública e Prefeitura Municipal. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114