Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Sexta, 25 de agosto de 2017, 18h12

MPE discute políticas públicas educacionais com diretores de escolas em Várzea Grande


Professores, coordenadores, diretores de escolas da rede pública de ensino de Várzea Grande, juntamente com estudantes do curso de Pedagogia do Univag e voluntários do Projeto Fortalecer participaram nesta quinta-feira (24) do “Congresso: Determinantes do Sucesso Educacional no Brasil”, organizado pelo Ministério Público do Estado (MPE), no auditório do Univag. O objetivo do evento é o de propor a reflexão com a sociedade sobre os desafios e dilemas no processo de educação no país, aproximar o Ministério Público da sociedade para discutir os principais problemas enfrentados no processo educacional e ao mesmo tempo capacitar os profissionais da educação que atuam na área.

O congresso foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça, Mauro Curvo que destacou a parceria da Prefeitura Municipal com o MP. “Para mudar a realidade em que vivemos temos que atuar de forma integrada. Sozinho ninguém faz absolutamente nada. Hoje tive o prazer de ver a apresentação musical destas crianças que participam do Projeto Fortelecer e certificar de que elas precisam para ter um futuro melhor, somente oportunidade. Talento todos têm, já oportunidade, nem todos. Temos que investir e apostar nas nossas crianças se quisermos construir um mundo melhor para todos ”, declarou.

Ele ressaltou que os recursos desviados pela corrupção no país poderiam ter sido investidos na educação, um dos pilares para o desenvolvimento de uma nação. “Quando vemos estes escândalos de desvios milionários de dinheiro público, vemos o futuro destas crianças sendo roubado. O Ministério Público não vai se furtar ao seu papel de combater a corrupção. Vamos continuar trabalhando sem trégua, e fiscalizando a aplicação do dinheiro público por parte dos gestores públicos”, afirmou.

Para o titular da Procuradoria Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, o MP precisa sair do gabinete, interagir com a sociedade e aprender com ela. “Hoje aqui com os professores nós temos a oportunidade de conhecer uma realidade que dentro dos nossos gabinetes não enxergamos. São projetos como o ‘Fortalecer’ que o Ministério Público acredita. Parcerias como a que temos com a Prefeitura e o Univag são de vital importância, pois temos a oportunidade de proporcionar um futuro diferente a estas crianças”.

A subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Catarina Sena de Toledo representou o secretário Silvio Fidelis na abertura do evento, para ela o congresso é uma oportunidade importante para a discussão dos processos educacionais no município e aprimoramento do diálogo com a instituição da credibilidade do Ministério Público.

A primeira palestra do encontro, com o tema: “Mitos e estereótipos da violência doméstica e familiar contra a mulher”, foi proferida pela promotora de Justiça, Regilaine Magali Bernardi Crepaldi. Para ela, é importante que os professores saibam o que é a violência doméstica e como ela é praticada, além de conhecer o que é gênero e o que é desigualdade de gênero.

“A partir destas informações o professor vai conseguir trabalhar melhor em sala de aula com seus alunos. Ele saberá acolher o aluno que apresente algum sintoma de violência, de distração, hematomas pelo corpo, choro, ou problemas de relacionamento com os colegas. Quando a criança se isola ou o professor percebe que houve uma queda brusca de rendimento escolar, tem alguma coisa errada. Se o professor tiver informações, ele consegue acolher melhor este aluno, fazer uma escuta humanizada e ajudar esta criança a sair do ciclo de violência”, explicou a promotora.

O professor doutor Fernando Tavares Júnior, que falou na sequência sobre as “Socializações e formação das juventudes no Brasil: Rendimento educacional e trajetórias”. Segundo ele, o sucesso educacional no Brasil depende de uma conjunção de fatores. “É preciso ter competência técnica, compromisso político e oportunidades adequadas. O sucesso educacional é basicamente derivado de romper com o passado e sonhar com um jeito diferente de fazer escola. Toda vez que você encontra uma equipe competente que queira se dedicar e uma estrutura da política pública que proporcione essa iniciativa, a educação começa a mudar.”

O promotor de Justiça Carlos Rubens de Várzea Grande, um dos organizadores do encontro, destacou a importância do Projeto Fortalecer e a integração entre órgãos públicos, sociedade civil organizada e a universidade. “Essa união, parceria e somatória de esforços são determinantes para que a sociedade possa avançar. O projeto Fortalecer aproxima a sociedade do MP. Sozinho o Ministério Público não consegue chegar as reais demandas da sociedade.”

A palestra “Violência nas escolas”, proferida pelo promotor de Justiça, Miguel Slhessarenko Júnior ocorreu no período vespertino. Na sexta-feira (25) o evento será fechado para 30 pessoas, todas indicadas previamente. O grupo inclui diretores, representantes da Secretaria de Educação, Sindicato dos Professores, pais de alunos e um aluno indicado. A discussão vai girar em torno da Judicialização da educação no Brasil; Controles sociais e cidadania. O encontro acontecerá no Núcleo de Práticas Jurídicas do Univag. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114