Cuiabá | MT 19/04/2024
Justiça e Direito
Terça, 29 de agosto de 2017, 20h39

Nupemec realiza capacitação em Mediação Escolar


O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) está capacitando 24 servidores do Ministério Público e da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) em mediação de conflitos escolar e familiar. Os profissionais vão atuar como multiplicadores no “Projeto Piloto de Mediação Escolar”. O curso, com carga horária de 40 horas semanais, teve início na segunda-feira (28 de agosto) e segue até sexta-feira (1º de setembro), na sede das Promotorias, em Cuiabá.

Dentre esses servidores capacitados, quatro do Ministério Público vão acompanhar o desenvolvimento do projeto, da Seduc, 10 vão atuar no Núcleo de Mediação Escolar e outros 10 serão multiplicadores do conhecimento.

A instrutora do Nupemec, Maria Helena Bezerra, que ministra a capacitação explica que durante toda a semana eles vão conhecer um pouco sobre teorias dos conflitos, os tipos de comunicação que se faz com a criança, a construção de paz para que possam atuar com esses jovens sem fazer um pré-julgamento ou comunicação inadequada e a melhor forma de abordar a criança e adolescente. Nos dois últimos dias, os servidores terão exercício de mediação voltada para o público escolar, criança e adolescente, tanto com os alunos quanto os professores.

“Essa parceria do Poder Judiciário com Ministério Público e Seduc é uma prática continuada na qual a gente vai estar junto com eles caminhando no desenvolvimento das escolas. Dependendo do bom desempenho será estendido para as demais escolas”, disse.

Maria Helena salienta que atualmente as escolas não estão isentas da violência, as famílias passam por uma grande desestruturação e o professor, muitas vezes não está preparado para lidar com essas questões no ambiente escolar. “Essa capacitação sobre mediação vem num momento bem adequado para que possam lidar com os conflitos dentro da escola”.

O Núcleo de Mediação Escolar vai funcionar na Seduc com os servidores que estão sendo capacitados e que serão multiplicadores. Dentro de cada escola terá um Núcleo de apoio para atender a demanda junto com MP e Seduc. “No futuro a criança e o adolescente também serão capacitados. Haverá um núcleo para isso. O jovem será o mediador da escola”, informou.

Para a líder de Mediação Escolar da Seduc, Flávia Pires, essa união de esforços nasceu da necessidade de diminuir a judicialização na educação. “A escola é um lugar que a criança precisa aprender, estudar, mas infelizmente existem os conflitos no âmbito escolar e em função disso precisamos apoiar os professores para que eles tenham instrumentos e medidas padronizadas para tratar esses conflitos”.

De acordo com Flávia, o índice de violência escolar se concentra em brigas de alunos e também com professores, sendo a maior causa de conflitos está ligada a aparência, identidade, sexo e raça.

O diretor da Escola Estadual Professor Rafael Rueda, Roniclei de Lara Santos ressalta que a capacitação vai ajudar de forma muito positiva porque as escolas nunca tiveram esse apoio relacionado a mediação. “Mediar dentro da escola hoje é muito necessário, porque existem diversos conflitos que podem ser sanados através desse aprendizado no curso de mediação”.

Inicialmente, seis escolas estaduais farão parte do projeto piloto, na região do bairro Pedra 90, Pascoal Ramos e Distrito Industriário (Padre Firmo, Pascoal Ramos, Juarez Rodrigues, Dr. Mário de Castro, Rafael Rueda e Malik Didier). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114