Cuiabá | MT 16/04/2024
Justiça e Direito
Quarta, 30 de agosto de 2017, 21h05

TJMT julga mais de 27 mil processos em seis meses


No primeiro semestre deste ano, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso julgou 27.755 processos, o que representa 35% a mais do que o número de processos que aportaram na Segunda Instância nos seis primeiros meses de 2017 (20.510 processos distribuídos). Ou seja, o TJMT está cumprindo a Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2017, que é julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Confira AQUI as metas nacionais do CNJ para o ano.

Segundo a coordenadora judiciária do TJMT, Karine Moraes Giacomelli de Lima, essa meta já vem sendo batida em anos anteriores e este ano não será diferente. “Os números do Tribunal de Justiça têm se apresentado bastante satisfatórios. Só nesse primeiro semestre foram julgados mais de 27 mil processos, o que reflete a produtividade de desembargadores e servidores que trabalham em completa sintonia e que funcionam como uma engrenagem, dando bastante vazão aos processos e entregando à sociedade uma justiça célere”, enfatiza. Nesse mesmo período o TJMT registrou 17.163 processos baixados.

Conforme explica a servidora, a produtividade do Poder Judiciário em Segundo Grau fechou em 135%, ou seja, “além dos 100% do que entrou, mais 35% foram julgados, o que representa 1/3 a mais do que nós recebemos. Vemos o comprometimento dos desembargadores pela quantidade de processos julgados. Além disso, foram quase 240 sessões de julgamentos. A gente pode ver o quanto magistrados e servidores estão empenhados em julgar processos e entregar a justiça aos jurisdicionados”.

Dos 20.510 processos distribuídos, 12.990 correspondem a processos físicos (63%) e 7.520 a processos eletrônicos (37%). Em relação aos julgados, 17.703 (64%) eram físicos e 10.052 (36%) tratavam-se de processos eletrônicos, o que demonstra a consolidação do uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na instituição.

A coordenadora judiciária salienta ainda que as ações são adotadas pelo setor de forma global, e não isoladamente, sempre em parceria com os gabinetes e secretarias. “Trabalhamos muito em parceria com os gabinetes, com cada unidade judiciária, para estabelecer metas e adotar medidas estruturantes.

Medidas que não sejam só paliativas ou pontuais em algum problema, mas que dêem condição de os processos estarem sempre girando com a rapidez e agilidade que o jurisdicionado espera. Temos câmaras diferentes e, nas devidas proporções, todas foram muito produtivas. Vemos equipes tanto de gabinete quanto das unidades de secretarias envolvidas e realmente vestindo a camisa do Poder Judiciário para entregar esse resultado à sociedade”.

Atualmente tramitam no TJMT 28.936 processos físicos (80%) e 7.124 processos eletrônicos (20%). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114