Cuiabá | MT 29/03/2024
Justiça e Direito
Segunda, 04 de setembro de 2017, 13h53

TJMT apresentará case em congresso em Brasília


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação participará da 12ª Edição do Congresso de Inovação do Poder Judiciário (CONIP), que será realizado este mês em Brasília. No Congresso, a equipe da TI apresentará um case de sucesso: a ferramenta Nuvem.

O projeto faz parte das “Sessões de Tendências” apresentadas no Conip 2017, reforçando a propositura inovadora e vanguardista do Poder Judiciário, prevista no Planejamento Estratégico do TJMT.

De acordo com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação, a ferramenta facilita a mensuração de custos atrelados ao consumo de ativos de tecnologia e viabiliza a priorização de investimentos. Este ambiente, caracterizado pela capacidade de rápida adaptação às necessidades de sistemas como o Processo Judicial Eletrônico (PJe), resulta em melhoria dos serviços judiciários, pois garante alto desempenho e disponibilidade.

“A Nuvem vem dar uma contribuição enorme na gestão dos nossos recursos computacionais que estão disponíveis no Data Center. Sabemos que os investimentos, os custos de tecnologia da informação são elevados e a responsabilidade da área é fazer gestão adequada, saber quanto está gastando com cada serviço, poder fazer esse monitoramento de como esse recurso está sendo consumido em cada serviço e demandado pelas áreas, para que possamos prorrogar o máximo possível a execução de novos investimentos”, destacou o coordenador da TI, Thomás Augusto Caetano.

“Estamos muito orgulhosos em poder compartilhar com os tribunais uma experiência de sucesso da Instituição. Esse resultado é fruto de um trabalho árduo, empenho da equipe técnica e das gestões que vão se sucedendo no Tribunal já há algum tempo sendo vanguarda nacional em termos de TI”, acrescentou o coordenador ao falar sobre o reconhecimento desse case em nível nacional.

O TJMT participará do Congresso com o diretor de Conectividade da CTI, Francisco Marcílio e o gerente de Infraestrutura de TI, Rodolfo de Siqueira, respectivamente, como palestrantes explanando sobre a ferramenta Nuvem.

“A Nuvem ou Cloud é mais fácil, mais inovadora para que possamos fornecer serviços de infraestrutura de TI. Essa maneira nova de prover isso nos garante maior eficiência e uma maior agilidade na forma de garantir infraestrutura de TI. Antes, a gente fazia de uma forma mais burocrática e mais lenta, porque tem uma série de parâmetros que temos que configurar antes de provisionar de fato a infraestrutura. Com a nuvem, diminuímos esse tempo. O que demorávamos uma semana, 15 dias para fazer, hoje fazemos em 20 minutos. O nosso tempo de resposta para o cliente ficou bem mais rápido”, explicou o gerente de infraestrutura de TI, Rodolfo de Siqueira.

Um dos setores que utiliza a ferramenta Nuvem dentro CTI, é o Departamento de Sistemas e Aplicações (DSA). Para a equipe que faz uso da ferramenta, ela facilitou o trabalho porque entrega infraestrutura como serviço. “A Nuvem nos oferece máquinas virtuais que podemos usar no nosso departamento e na TI de forma geral para nos possibilitar uma resposta mais rápida para o nosso cliente. Permite-nos criar máquinas onde vamos hospedar nossas aplicações, vamos utilizar banco de dados em que nela vai ser hospedado e assim a gente consiga também fazer testes de aplicações antes de entregar uma versão de um sistema por um usuário final”, exemplificou o gerente de Projetos do DSA, João Vitor Paes de Barros do Carmo.

O gerente reforça que a Nuvem traz melhorias para o serviço de informática da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário porque por meio dela, os técnicos conseguem testar versões com mais velocidade. “Antes da Nuvem, tínhamos uma demora maior para conseguir chegar ao mesmo nível de testes, de velocidade de entrega dos nossos produtos. Agora, conseguimos fazer testes de software, hospedagem, utilizações para nossas aplicações de forma mais rápida e com isso obviamente garante a qualidade dos produtos para o usuário final”, concluiu o gerente.

A 12ª edição do CONIP será realizada nos dias 27 e 28 de setembro em Brasília. Participam do evento, responsáveis pela área de TI de inúmeros setores do governo federal e também dos estaduais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114