Cuiabá | MT 17/04/2024
Justiça e Direito
Quinta, 28 de setembro de 2017, 09h23

Projeto Esperança completa um ano


 

.

O sétimo encontro do ‘Projeto Esperança – Socioeducação’ foi realizado neste sábado (23 de setembro), na instituição de ensino PoliEduca-Brasil. Participam desses encontros homens que respondem a processos e/ou medidas protetivas na 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da comarca de Cuiabá. O projeto completou um ano e é desenvolvido pelo juiz da vara, Jamilson Haddad Campos, com o objetivo de diminuir a reincidência da violência doméstica.

Durante o evento, o juiz falou sobre as profundas dores internalizadas por gerações anteriores, que são transmitidas de geração para geração. “Esses sentimentos, somados à programação neurolinguística do dia em que nascemos até os dias atuais, estabelecem padrões de comportamento entre os seres humanos”, explicou.

O magistrado abordou ainda a cultura machista e patriarcal em que vivemos e o ciclo da violência, com especial ênfase para que os agressores presentes compreendessem porque agem de forma violenta em suas relações. A ideia, segundo o juiz, é mostrar a implicação da violência na vida desses homens, na vida das mulheres vítimas e, ainda, na vida das crianças e adolescentes que presenciam e convivem com esse comportamento.

Os encontros são mensais e constituem a primeira etapa do projeto que conta também com tratamento terapêutico aos agressores, realizado em parceria com o curso de Psicologia da Universidade de Cuiabá. A psicóloga da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) Eliane Montanha, que também atua no Projeto, falou sobre atendimentos psicológicos realizados, as palestras em grupo e reflexivas.

O sétimo encontro contou com a participação de diversas autoridades para celebrar o seu aniversário, dentre elas o secretario de Estado e Justiça e Direito Humanos, Gilberto Carvalho, o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Alexandre Amaral, o advogado e presidente da Comissão de Direito Carcerário da OAB-MT, Waldir Caldas e o doutor em Psicanálise Cristiano Souza, da PoliEduca-Brasil.

Saiba Mais


O ‘Projeto Esperança – Socioeducação’ surgiu devido ao grande número de reincidentes em crimes contra a mulher. A intenção é trabalhar diretamente com os agressores, visando a uma mudança de comportamento. A 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da comarca de Cuiabá também desenvolve o projeto ‘Constelação Familiar’ para as mulheres vítimas de violência doméstica.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114