Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Terça, 17 de outubro de 2017, 22h04

Palestra em escola aborda violência doméstica


.

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso (Cemulher) realizou na manhã desta terça-feira (17 de outubro) uma nova etapa do programa Justiça Restaurativa – Respeito pela Família, com palestra para cerca de 200 estudantes do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza, no bairro CPA IV, em Cuiabá. A palestrante foi a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Ana Cristina Silva Mendes.

“Esse é o novo modelo de justiça. Uma justiça que busca a solução de conflitos, a pacificação social, e que sai do cômodo espaço dos gabinetes e da esfera do processo para tratar realmente os assuntos na família. Essa ideia que se passa hoje nas escolas é justamente para difundir uma perspectiva de sair do litígio e ir para a pacificação social. Aqui dentro existem mentes que podem ser moldadas, são princípios e valores que ainda podem ser transformados. A palestra visa trazer uma perspectiva de futuro melhor, não para tratar o processo, mas sim para que não haja o crime, que não haja o processo no futuro”, explicou.

Ainda conforme a magistrada, as palestras realizadas na escola alcançam o objetivo maior de trazer uma nova visão para esses jovens. “Eles correspondem muito bem, na medida em que conversam e sempre no final tem um ou outro que me procura para falar em particular toda a problemática que vivencia em casa”.

Além de abordar alguns aspectos da Lei Maria da Penha e relembrar casos graves de violência doméstica praticados em Cuiabá, a juíza Ana Cristina explicou sobre a lei do feminicídio. Destacou ainda a importância de os jovens romperem os relacionamentos onde há violência. “Nunca subestime seu agressor, aquele que diz ‘se você não ficar comigo não ficará com mais ninguém’. Você nunca sabe do que ele é capaz. Violência não faz parte do relacionamento a dois, não é normal. Ela está na pessoa e precisa ser tratada pela própria pessoa. Saibam que relacionamentos ruins destroem sonhos. Busquem caminhos que te levem a algum lugar”, enfatizou.

A aluna Karin Leão, de 17 anos, disse ter ficado bastante satisfeita com a palestra. “Essa palestra mexeu muito comigo e me ajudou bastante. Gostei muito, acho que os outros alunos também gostaram. Foi muito bom. Ela deu muitos exemplos para nós alunos ficarmos mais atentos ao caminho que devemos seguir”, pontuou.

Já a estudante Jeniffer Caroline Oliveira, também de 17 anos, acredita que esse tipo de iniciativa é importante para conscientizar as pessoas que bater em mulher é crime. “É preciso que as pessoas tenham consciência que é crime bater em mulher, em criança, enfim, qualquer tipo de violência. A juíza trouxe esclarecimentos muito importantes principalmente para quem não conhecia, não sabia que isso era crime”.

O aluno Emerson Breno de Almeida, de 16 anos, também gostou de aprender um pouco mais sobre a Lei Maria da Penha. “Ela reforçou aos jovens que têm um futuro pela frente, ainda mais do sexo masculino, que não se deve bater em mulher. Violência física, verbal, psicológica e moral contra a mulher é crime. A palestra dela vai fazer a gente refletir sobre o assunto”, complementou.

Segundo a articuladora de projetos da escola, Teresinha Nalim, a unidade precisa dessa parceria com os órgãos públicos, principalmente com a Justiça Estadual e os conselhos que defendem os direitos da mulher, da criança e do adolescente. “Violência doméstica é um tema que eles ficam por vários dias comentando entre eles e com os professores. Quando a juíza perguntou quem já presenciou casos de agressão, quase a turma inteira levantou a mão. A gente aqui no dia a dia percebe que boa parte deles já vivenciou em suas casas, em seus ambientes familiares, essas situações. Então essa iniciativa é muito válida, certamente contribui e faz com que eles levem essas informações para casa e as compartilhem”.

Nesta quarta-feira (18 de outubro) a iniciativa da Cemulher terá continuidade, com palestra a ser proferida aos alunos do 1º ano, também na Escola Estadual Dione Augusta, a partir das 14h.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114