» mais
Comentar           Imprimir
Justiça e Direito
Sexta, 20 de outubro de 2017, 11h47

Juiz de Nova Canaã visita instituições


.

No mês de comemoração ao Dia das Crianças, o magistrado da comarca de Nova Canaã do Norte (699 Km de Cuiabá), Fernando Kendi Ishikawa, visitou o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para fortalecer vínculos, informar sobre os serviços do Judiciário e estimular os cidadãos acerca de seus direitos, encorajando-os a exercer sua cidadania.

As visitas fazem parte do planejamento anual da comarca de apoio a entidades de assistência social públicas e privadas, sem fins lucrativos. O objetivo é estreitar os laços entre o Poder Judiciário e a sociedade canaense e aumentar a arrecadação que será revertida aos assistidos pelas instituições parceiras.

Durante a visita ao Cras, os estudantes que participam do Programa de Convivência para complementar sua formação receberam orientações básicas sobre direitos das crianças e adolescentes. O juiz também falou aos gestores do Centro sobre prevenção, fazendo alusão ao recente e trágico acontecimento em uma creche em Janaúba, Minas Gerais, quando nove crianças perderam a vida em um incêndio provocado pelo vigia do local.

“Quando as pessoas têm informação e conhecem os serviços colocados à sua disposição pela sociedade, elas se sentem empoderadas e menos inibidas a denunciar a violação de seus direitos. Isso não significa que eventos como o de Minas Gerais poderiam ser evitados, mas sim que necessitamos trabalhar em conjunto para prevenir e ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

Ainda segundo o magistrado, as visitas às instituições, além de proporcionar o contato direto, permitem que se conheça in loco os problemas enfrentados. Foi assim que Fernando Ishikawa constatou que a Apae não participou do edital para distribuição das verbas pecuniárias arrecadadas na comarca por falta de capacitação técnica na execução de projetos. “A ideia agora é promover uma articulação com a prefeitura da cidade para que servidores contribuam com a elaboração dos projetos e a Apae possa concorrer”, explica.

O Judiciário também é parceiro da Apae em outros projetos, como o de venda de artesanato produzido pela instituição. Neste mês, vasos com flores artesanais serão comercializados em frente aos supermercados do município e, próximo ao feriado de finados, em frente ao cemitério local. Além da parceria articulada com os supermercados, o Judiciário será o responsável pela divulgação da ação por meio de cartazes distribuídos na cidade, nos veículos de comunicação e nas redes sociais.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114