Cuiabá | MT 25/04/2024
Justiça e Direito
Quarta, 13 de dezembro de 2017, 15h13

Poder Judiciário lança projeto 'Verde Novo'


Fotos: Otmar de Oliveira
.

O plantio das primeiras mudas que vão somar as 300 mil que serão plantadas até o aniversário de 300 anos de Cuiabá foi realizado na manhã desta quarta-feira (13 de dezembro). O ato, que ocorreu às margens do Parque das Águas, marcou o lançamento do projeto “Verde Novo – 300 mil árvores, Cuiabá 300 anos”. Na oportunidade foi assinado Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o Tribunal de Justiça, Juizado Volante Ambiental - JUVAM, Prefeitura Municipal da Capital, o Instituto Ação Verde e demais parceiros.

Durante a solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiro ressaltou a preocupação com diversas outras causas, que não sejam apenas as jurídicas, a exemplo da preservação ambiental.

“O Poder judiciário tem suas visões sociais, não está apenas preocupado em julgar processos. Temos a possibilidade através do Juvam, em parceria com o Município uma atividade, união e voluntariado muito grande para que tenhamos uma condição melhor em Cuiabá. A minha preocupação é humana. Devemos deixar uma condição muito melhor de meio ambiente para gerações futuras”, destacou.

A proposta ousada foi idealizada pelo juiz coordenador do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Rodrigo Curvo que, a partir das fontes disponíveis detectou que os índices de arborização urbana de Cuiabá deixam a desejar.

“Se comparada com capitais no nosso entorno podemos dizer que perdemos o título de Cidade Verde, de modo que como um presente para Cuiabá o Poder Judiciário apresentou esse projeto visando a mobilização da cidade, de todos os setores, poder público, iniciativa privada, organizações sociais, escolas, universidades para o plano de arborização com objetivo de melhorar os corredores de tráfego, grandes avenidas, ruas, parques, praças para melhorar o controle da sensação térmica e a qualidade ambiental e de vida dos cuiabanos”, falou.

.

Dentro dessa parceria o Juvam, além da disponibilização de mudas fará o trabalho de conscientização e mobilização ambiental. Agora o primeiro passo, segundo Rodrigo Curvo, é reunir as diversas entidades e parceiros para firmar o plano de arborização. “Não basta apenas plantar, temos que saber o que plantar, onde plantar, como plantar e quando plantar. Essas respostas técnicas são importantes. Essa construção se dará de imediato visando num primeiro momento contemplar as escolas públicas e privadas e depois num segundo momento dividir a cidade em regiões para o plantio dessas árvores”, explicou.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que este é um momento de orgulho no que diz respeito participar de um projeto como este e também à parceria com o Juvam, que visa o desenvolvimento sustentável. O prefeito falou também das demais instituições para o sucesso da ação.

“O envolvimento da comunidade escolar e da sociedade como um todo é muito importante. Um projeto dessa grandeza deve ter a participação de todas essas parcerias para a reconstrução de Cuiabá, Verde de Novo, por isso as parcerias são fundamentais para o sucesso do projeto que será um grande legado”.

Segundo o diretor-presidente do instituto Ação Verde, Lidio Moreira dos Santos, a participação da instituição será na execução dos trabalhos de campo, bem como apoio técnico. “Iniciativas como esta são importantes. Vamos retomar o título de Cidade Verde”, salientou.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Mauro Curvo, presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho,os desembargadores Guiomar Teodoro Borges, Carlos Alberto Alves da Rocha, Dirceu dos Santos, Rubens de Oliveira, José Zuquim, Marcos Machado e Márcio Vidal, também presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), a diretora-geral do TJ, Claudenice Deijany F. de Costa, vice-diretor-geral, Eduardo Campos,, magistrados, secretários municipais e representantes de instituições ligadas à preservação ambiental.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114