Cuiabá | MT 18/03/2024
Justiça e Direito
Segunda, 19 de fevereiro de 2018, 20h35

PJe: instrutores dão início à capacitação in loco


Nesta segunda-feira (19 de fevereiro), o Poder Judiciário de Mato Grosso deu início a um novo modelo de capacitação dos usuários do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), denominado ‘On the job’, que é realizado na sede das comarcas. O Fórum de Várzea Grande foi o escolhido para o início dos trabalhos, que serão realizados em período integral até a próxima sexta-feira (23 de fevereiro). Ao todo, 19 instrutores estão presentes na unidade judiciária, para recapacitar servidores e magistrados de 11 varas cíveis (secretaria e gabinete), além da Central de Distribuição e Central de Mandados.

Presente ao lançamento do ‘On the job’, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e coordenador do Comitê Gestor do PJe, João Thiago Guerra, explicou a importância da iniciativa. “A capacitação feita no laboratório de informática da Escola dos Servidores não é o modelo mais adequado para esse momento. Nossos servidores já sabem operar o sistema, o que eles precisam é de algo mais dinâmico, que melhore a experiência deles no uso do sistema. Então, foi concebido esse modelo, uma capacitação realizada no ambiente de trabalho”, pontuou.

No período matutino será realizada a parte expositiva do treinamento, com interação e troca de informações entre os participantes. “Eles vão aprender os macetes para tirar o melhor proveito do sistema, para fugir das armadilhas que podem trazer uma experiência ruim para o usuário. Já na parte da tarde haverá a operação assistida. Nossa equipe vai se deslocar para secretarias e gabinetes, observar como o serviço está sendo feito naquelas unidades e vai dar sua contribuição para ajudar os usuários a ter uma melhor experiência no uso do sistema”.

Conforme o magistrado, após cada nova implantação do sistema será feita uma capacitação no laboratório seguida de capacitação in loco. Paralelamente a essa ação, aquelas comarcas que já receberam o PJe também terão um cronograma de recapacitação.

Presente ao treinamento, o juiz diretor do Foro de Várzea Grande, Jones Gattass Dias, se diz otimista com a iniciativa. “Estamos com uma expectativa positiva que esse treinamento consiga trazer bom resultado, porque a nossa esperança por um trabalho assim é antiga. O sistema tem tudo para melhorar muito. Essa vinda aqui para o treinamento, da forma como está sendo pensada, com uma exposição técnica e no período da tarde mais prática, é importante para que esses problemas de compreensão do sistema sejam solucionados”, avaliou.

Servidora de Comarca de Juína (735km a noroeste de Cuiabá), Adriana Francisca Neto é uma das 19 instrutoras do PJe que atuarão em Várzea Grande. “Os servidores vão estar trabalhando nas varas e gabinetes, e nós vamos estar assistindo esse trabalho, de forma que qualquer dúvida que tiver, vamos estar habilitados para responder. Tem outro detalhe. Caso o servidor esteja fazendo alguma tarefa no fluxo do PJe de forma incorreta, ou que vai levar um tempo a mais para ser realizada, com o treinamento que tivemos estamos aptos a orientar o servidor sobre um caminho mais rápido, que vai gerar otimização do tempo e melhora no processo”.

Para a gestora da Segunda Vara de Família e Sucessões, Nercy Anchieta, o PJe é uma ótima ferramenta, que tem como a rapidez no trâmite processual sua principal característica. Ela elogiou a iniciativa do Tribunal de Justiça em levar a qualificação até a comarca. “Vamos sanar as nossas dúvidas. O primeiro curso foi rápido, mas agora temos que melhorar e aprofundar mais em relação às dúvidas que temos sobre o PJe”.

Já o gestor da Central de Distribuição, Robson Carlos Santos, destacou que a nova capacitação vai aprimorar o processo de cadastro das ações. “O cadastro que o distribuidor faz vai refletir nos dados que a Corregedoria passa para o Conselho Nacional de Justiça. Então, esses dados têm que ser confiáveis, e a Corregedoria já informou que pretende devolver esse fluxo para o distribuidor, para conferência e qualidade. Esperamos que seja dado treinamento para que possamos oferecer um trabalho de qualidade”.

A próxima comarca a receber essa capacitação será Cuiabá. Na sequência, as demais unidades judiciárias do Estado deverão receber o projeto ‘On the job’ ao longo do ano.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114