» mais
Comentar           Imprimir
Justiça e Direito
Sexta, 06 de abril de 2018, 16h21

Verde Novo: Juvam fecha acordo com escolas


.

Representantes do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e da Prefeitura de Cuiabá se reuniram, na tarde dessa quinta-feira (5 de abril), para a assinatura do termo de adesão que estabelece a cooperação técnica das escolas municipais na implantação do projeto ‘Cuiabá 300 anos: Cidade Verde de Novo’. O projeto visa o plantio de 300 mil mudas em comemoração ao tricentenário da capital mato-grossense, além de realizar palestras e a conscientização ambiental dos alunos da rede pública.

De acordo com o assessor do Juvam, Hugo Pfannemuller, o encontro apresentou ao poder municipal o termo de adesão que pretende incluir as crianças no plantio das mudas. “O projeto inclui a participação ativa da comunidade escolar, além de palestras com as crianças e com os pais sobre a importância da preservação ambiental. Depois da assinatura os representantes das escolas da região norte terão 30 dias para se organizarem para receber as ações do projeto”, ponderou.

A atividade de arborização nas escolas municipais irá contemplar inicialmente a regional norte da Capital. O objetivo é encontrar meios que reforcem os trabalhos de conscientização ambiental já executados pelos envolvidos no Verde Novo. A ideia é que nessa etapa a iniciativa caminhe junto com os planos pedagógicos de cada uma das unidades educacionais beneficiadas.

“Essa é uma iniciativa que nos chamou a atenção. A ação em conjunto, onde três entidades decidiram unir seus esforços para maximizar uma medida que já realizam. O projeto também nos oferece a chance de potencializar a preservação ambiental, através de um trabalho de transformação dessas ações em questões pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula”, finaliza o assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Geraldo Grossi.

Plantio - O Juvam e seus parceiros realizam na manhã deste sábado (7 de abril) o plantio de 100 mudas no Parque Tia Nair, em Cuiabá. Toda semana a equipe do projeto realiza ações de plantio e preservação em pontos importantes da cidade. Já foram feitos plantios no Parque das Águas, na avenida-parque de acesso à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também em escolas públicas.

Além de sensibilizar a população e a administração pública quando à necessidade de devolver o título de ‘Cidade Verde’ a Cuiabá, a ação também cumpre o Decreto Municipal nº 5.144/2012, que prevê a arborização urbana da capital, dando ênfase às plantas nativas do bioma com um percentual de 70%, permitindo que outras espécies possam ser plantadas nos percentuais restantes.

Entre as mudas estão espécies nativas como ipês, angicos, aroeiras salsas, pequis, pau brasil, munguba, jambu roxo da Amazônia, Guanandis e Barbatimão.

Idealizado pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), o projeto Verde Novo é uma homenagem ao aniversário de 300 anos de Cuiabá, a ser celebrado em 2019, com o intuito de plantar 300 mil árvores na capital mato-grossense com o apoio do Poder Judiciário, Prefeitura de Cuiabá e ONGs parceiras, como Instituto Ação Verde e Teoria Verde.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114