Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Segunda, 23 de abril de 2018, 18h33

Mato Grosso registra um acidente de trabalho com morte a cada três dias


O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) realiza na semana que vem a abertura da exposição fotográfica 'Trabalhadores'. A mostra, que será exibida na Assembleia Legislativa de 25 de abril ao dia 4 de maio, reúne mais de 20 imagens e foi projetada como parte das atividades alusivas ao ‘Abril Verde’. A campanha presta homenagem às vítimas de acidentes de trabalho e busca chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção no meio ambiente laboral.

Dados extraídos do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho indicam que, entre os anos 2012 e 2017, a Previdência Social gastou mais de 26 bilhões de reais com benefícios acidentários. No mesmo período, cerca de quatro milhões de acidentes foram notificados, dos quais apenas 646 mil, em média, por ano, envolveram trabalhadores da economia formal. Os prejuízos são ainda maiores, já que subnotificação é muito expressiva.

No ranking dos estados que mais contabilizam comunicações por acidentes de trabalho, Mato Grosso ocupa hoje a 11ª posição, com 60.418 casos entre 2012 e 2017 e 626 mortes. As estimativas apontam que a cada 52 minutos e 11 segundos uma pessoa sofre um acidente de trabalho no estado e que a cada 3 dias e 11 horas uma pessoa morre em decorrência do trabalho.

As atividades que mais concentram acidentes em Mato Grosso são o abate de reses, o cultivo de soja e o atendimento hospitalar. As lesões mais frequentes são fraturas, lacerações, contusões, esmagamentos e torções.

De acordo com o procurador-chefe do MPT-MT, Marcel Bianchini Trentin, a campanha vem em momento importante em que se exige uma mudança drástica na forma como são encaradas as medidas de saúde e segurança dos trabalhadores. "É de suma importância, principalmente neste mês de abril, em que se tem um dia especialmente dedicado à memória daqueles que sofreram acidente de trabalho, essa conscientização quanto à prevenção. Os dados do nosso Observatório Digital demonstram a urgência quanto ao tema. O acidente no trabalho não beneficia ninguém, por isso chamamos a todos para que façam a sua parte na prevenção".

Ações

A exposição fotográfica retrata trabalhadores de atividades econômicas com grande incidência de acidentes e doenças ocupacionais, como é o caso do setor frigorífico, sucroenergético e da construção civil. As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros 'Trabalho' e 'O Verso dos Trabalhadores', ambos organizados pelo MPT.

A mostra também está sendo realizada em outras unidades do MPT, shoppings e órgãos públicos. Em Mato Grosso, durante a exibição na Assembleia Legislativa, serão distribuídos laços verdes, adesivos e folders, e a edição especial da revista MPT em Quadrinhos sobre o 'Abril Verde'.

Na busca de difundir a mensagem “mais prevenção no trabalho, mais vida”, o MPT também tem realizado parcerias para divulgação da série 'Não vire manchete!', composta por cinco episódios com histórias reais de acidentes de trabalho que causaram danos irreversíveis às vítimas. Em Cuiabá, a rede Cine Araújo, que administra o cinema do Shopping Pantanal, aderiu à campanha e exibirá os vídeos gratuitamente em uma de suas salas.

Foram produzidos, ainda, spots (áudios) de rádio que podem ser baixados pelas emissoras cadastradas na agência Rádio Web e utilizados na programação. A ação faz parte das atividades da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat).

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) integra o movimento 'Abril Verde' e programou conteúdo especial para as mídias sociais, com publicações relacionadas a acidentes de trabalho, além de promover palestras por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin).

TRT-MT, MPT-MT e outros órgãos públicos, como Defensoria Pública da União (DPU), Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça, também iluminaram de verde seus edifícios.

Observatório

O Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho é uma ferramenta criada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Cruzando informações públicas de órgãos governamentais, o Observatório dispõe de números que refletem a realidade dos acidentes de trabalho e seus impactos na saúde e economia.

Em memória

O mês de abril foi escolhido para tratar do tema ‘saúde e segurança no trabalho’ em razão de datas como o Dia Mundial da Saúde (7) e o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28). Esta última foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses após uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114