Cuiabá | MT 29/03/2024
Justiça e Direito
Terça, 24 de abril de 2018, 16h32

TJ promove curso de excelência no atendimento


.

Um diferencial para obter bons resultados é o atendimento oferecido ao público. Independente da sua natureza (interno ou externo), o cliente é o termômetro dos parâmetros obtidos por um órgão, seja ele público ou privado. E para aperfeiçoar a forma de bem atender nos diversos setores do Poder Judiciário que o Tribunal de Justiça, por meio da Escola dos Servidores realiza o curso sobre "Excelência em ação – Excelência no atendimento”, que ocorre nesta terça-feira (24 de abril), durante todo o dia, na Escola.

O curso é ministrado pelo especialista em Gestão Financeira Pessoal, Coach Financeiro e Coach Integrativo Sistêmico Marco Simioni e é destinado a cerca de 30 servidores das comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio, Ouvidoria e de outros setores do TJ.

A ideia do trabalho a ser realizado durante a capacitação, segundo o instrutor, é mostrar um processo de reflexão, de olhar para a vida, para as atitudes dentro da vida pessoal de cada um, o que reproduz diretamente no ambiente de trabalho e consequentemente na entrega do serviço ou no bom atendimento.

“Toda vez que a gente pensa em atendimento ou excelência nós temos que entender que na realidade estamos falando de venda e vender é entregar, ou seja, entregar aquilo que eu sou pago para tal. Quando estou falando de atender com excelência, no caso do Tribunal de Justiça, a questão é como estou entregando e se eu estou entregando aquilo que eu sou pago para entregar. E aí discutimos a excelência da entrega. Só que a excelência da entrega nunca está na quantidade e sim em como se é entregue. Dentro dessa avaliação eu só consigo melhorar essa excelência se eu trabalho a excelência em mim. Porque a excelência não é um produto, é algo que eu tiro de mim”, discorreu.

Para Simioni, o que é mais encantador na iniciativa do Judiciário mato-grossense em promover capacitações está relacionada com a preocupação com o futuro. “Quando você começa a analisar as habilidades do futuro, todas as companhias começaram a melhorar a inteligência emocional dos seus funcionários. Então, quando o poder público olha para isso também, você percebe que ele projeta o futuro de uma maneira mais vanguardista, passa a entender que o cerne de tudo é o ser humano. Processos são consequências de bons seres humanos”, afirmou.

A nutricionista do Programa Bem Viver do TJ, Sonia Pace, lida diariamente com diversos servidores no compromisso de ajudar as pessoas a ter mais qualidade de vida, uma saúde melhor. Ela contou que o curso está sendo muito importante pelo diferencial apresentado pelo professor, não sobre o por quê, mas para que se atender bem e com excelência. E segundo Sônia, é gratificante poder participar de oportunidades como esta.

“É motivo de reconhecimento, de valorização da instituição para mim como servidora e só vai me ajudar a atender melhor, a servir melhor porque como servidora o nome já diz: estou aqui para servir, servir o meu colega de trabalho porque ele se torna o meu cliente interno. Todas essas capacitações que a gente recebe só vem a contribuir para melhorarmos como pessoas primeiro e depois como profissionais”, ressaltou.

Quem também faz um trabalho voltado diretamente para atendimento ao público é a servidora Vania Fernandes Viana, que atua no ambulatório médico do tribunal. Esta é a segunda vez que ela participa desta capacitação, sempre na intenção de aperfeiçoar a forma como lidar com aqueles que ali chegam.

“É importante porque a gente aprende sempre mais. Temos sempre que ter mais conhecimento para saber lidar com o publico. Quem está atendendo as pessoas precisa ter algumas qualidades, como educação, paciência, jogo de cintura e saber como responder às pessoas. Como sou um pouco fechada, esse curso ajuda bastante”, falou.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114