Cuiabá | MT 16/04/2024
Justiça e Direito
Sábado, 19 de maio de 2018, 17h14

GAPE recebe instruções do Ciopaer durante treinamento


Lenine Martins
.

O primeiro módulo do Curso de Formação do Grupo de Atuação em Perícias Especiais (GAPE) trouxe aos participantes as orientações teóricas e práticas sobre o embarque e desembarque em aeronaves.

As instruções foram repassadas pelos profissionais do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) aos 16 integrantes do GAPE nesta sexta-feira (18.05). Foram ministradas instruções sobre as atribuições e a estrutura organizacional do Ciopaer e, em seguida, os servidores participaram de uma atividade prática, com orientações de segurança e comportamento antes, durante e após o sobrevoo de helicóptero.

Na ocasião, cada dupla realizou o embarque com a aeronave em funcionamento, observando as regras de segurança e o posicionamento correto para acesso a aeronave. Em seguida, os tripulantes realizaram um sobrevoo curto ao redor da sede da Acadepol.

As orientações são necessárias para a atuação do GAPE em ocorrências de difícil acesso e que contam com o apoio do Ciopaer para a rapidez no transporte até o local de realização dos trabalhos de perícia e identificação técnica. “O curso abordará técnicas de defesa pessoal, embarque e desembarque de aeronaves, trilhas e táticas defensivas, entre outras. A ideia é não se tornar um peso em operação em conjunto com outras forças de segurança pública, e garantir a maior celeridade possível em cada caso’’, explicou o chefe de operações do Gape, Luis Paoli Schiffino.

GAPE

O Grupo, criado a partir do decreto nº 839 de 06/02/2017, é formado por uma equipe de 16 profissionais da perícia oficial e identificação técnica, com diferentes especialidades para, juntos, analisar e ponderar sobre todos os vestígios encontrados nos eventos, correlacionando-os e, a partir das conclusões obtidas, melhor nortear as investigações em curso, respeitando as jurisdições e instituições envolvidas. O grupo é omposto por peritos oficiais (criminais, médicos legistas, odontolegistas), técnicos em necrópsia e papiloscopistas.

O curso básico de atuação em perícias especiais será composto por módulos, com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas – Ciopaer, Corpo de Bombeiros Militar, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Batalhão de Operações Especiais (Bope-MT) e Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114