Cuiabá | MT 24/04/2024
Justiça e Direito
Terça, 22 de maio de 2018, 17h12

TJ apresenta resultados da 1a etapa do Ribeirinho


Otmar de Oliveira
.

Uma grande ação de solidariedade que rendeu bons frutos graças à união de esforços entre todos os envolvidos. Assim foi a primeira etapa da 11ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão, realizada de 2 a 7 de abril, nas comunidades dos municípios de Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço. Os resultados foram apresentados pela Justiça Comunitária em reunião com todos os parceiros na manhã desta terça-feira (22 de maio), na sala de reunião da Presidência do Tribunal de Justiça (TJMT).

Ao todo, 31 instituições e diversos voluntários dedicaram seu tempo às ações de inclusão social. Foram contabilizados na primeira etapa 5359 atendimentos (médicos, odontológicos e diversos), divididos entre os serviços de acesso à justiça: 634; saúde: 2.673; cidadania: 1.592 e consciência ambiental: 460. Além disso, foram distribuídos 803 óculos, 1100 cartilhas, 1000 mudas e coletados 7.500 kg de resíduos sólidos do rio Cuiabá.

O juiz coordenador do Ribeirinho Cidadão, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues disse que os resultados foram muito além das expectativas, graças ao empenho de todos, inclusive das áreas do TJ. Ele citou o nome de cada instituição, órgão e voluntários que somaram forças para esta empreitada.

“Precisamos prestar contas daquilo que foi feito, já que foram despendidos esforços muito grandes. Sintam-se efusivamente abraçados. Fizemos e aceitamos o desafio de estar frente a essa empreitada para levar alento àqueles irmãos que estão nas comunidades mais afastadas. São necessidades que dizem respeito à dignidade humana e pudemos sentir e conferir toda a dificuldade que eles passam sem esses serviços básicos”, falou aos presentes.

Presente na primeira etapa da ação, a Defesa Civil foi primordial e segundo o superintendente operacional do órgão, major Maurício Ferreira esse projeto é um grande aprendizado para aqueles que participaram. Para a segunda etapa do Ribeirinho Cidadão, que ocorrerá em junho, a Defesa Civil já confirmou presença.

“Vamos fazer um reconhecimentos dos locais para poder entender a situação das regiões e saber quais são os desafios, já que agora as áreas serão terrestres. São cinco dias de evento e não sabemos o que encontraremos por lá. A Defesa Civil está confiante podendo sim contribuir com evento e chegar ao final com o sucesso esperado”, comentou.

O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região também participou da etapa fluvial do Ribeirinho Cidadão cedendo caminhonetes traçadas para os trechos alagados. Conforme o juiz auxiliar da presidência da instituição, Angelo Cestari a expectativa é que a parceria seja reafirmada para a próxima etapa. “A missão do tribunal, além da prestação jurisdicional célere e efetiva é também desenvolver outras ações afirmativas de cidadania. Quando fomos convidados a participar dessa etapa foi uma oportunidade que tivemos de cumprir a nossa missão e ficamos satisfeitos em participar de um projeto tão bonito como esse”.

O Sesc Pantanal em Poconé participa desde a primeira edição do projeto na etapa terreste. Segundo o gerente do Centro de Atividades – Sesc Poconé, Marcus Vinícius do Carmo Silva, é importantíssimo participar de um projeto como o Ribeirinho. “Vamos ceder todo o espaço do centro de atividades, com clínica odontológica, salas para atividades médicas, fazendo recreação com as crianças. A iniciativa do Judiciário com esse projeto é fundamental para atender essas pessoas que muitas vezes não têm acesso a serviços de justiça e médicos. O Ribeirinho contribui para que essas pessoas tenham melhor qualidade de vida”, salientou.

Etapa terrestre - A segunda etapa do Ribeirinho Cidadão vai ser realizada, de 18 a 23 de junho, no município de Santo Antonio de Leverger (Agrovila das Palmeiras e comunidades vizinhas); 18 e 19 em Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia e comunidades vizinhas e de 20 e 21 no município de Poconé – e no Sesc Pantanal nos dias 22 e 23, com encerramento às 17h.

O juiz Jorge Tadeu disse que o que se espera é repetir o sucesso da primeira etapa em conjunto com os parceiros, que foram primordiais. “Os parceiros empenharam sua palavra que estarão com a gente na segunda etapa e temos certeza que será tão exitosa quanto a primeira. As comunidades já estão ansiosas esperando as equipes do Ribeirinho. Agora será a fase de reuniões e de renovação das parcerias para dimensionarmos todas as demandas. Faremos visita técnica aos locais para ver como se dará toda a infraestrutura e logística para que tudo corra bem, assim como foi na etapa fluvial”, informou.

Participaram da reunião a presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Clarice Claudino da Silva, o juiz coordenador do Juizado Especial Criminal de Cuiabá, Mário Kono de Oliveira, juiz coordenador do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), Rodrigo Curvo, a diretora-geral , Claudenice Deijany F. de Costa, o vice-diretor-geral do TJMT e Eduardo Campos, respectivamente, as coordenadoras Administrativa e de Infraestrutura do tribunal, Marluce Assis e Angela Nogueira, o prefeito de Santo Antonio do Leverger, Valdir Pereira de Castro Filho, o prefeito de Barão de Melgaço, Elvio Queiroz e representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Cartórios 2º Ofício, Univag, Defensoria Pública, Juizado Especial Itinerante e Secretaria de Saúde de Várzea Grande.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114