Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Terça, 19 de junho de 2018, 10h14

Esmagis e Enfam discutem capacitação de juízes


.

A formação de magistrados no Poder Judiciário Estadual foi tema de reunião na manhã desta segunda-feira (18 de junho), na Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Desembargadores e juízes discutiram assuntos como curso para vitaliciamento e promoção de juízes, liberação para participação de cursos e identificação de problemas da atividade judicante para subsidiar o planejamento de cursos. A reunião foi promovida por representantes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a Escola da Magistratura de Mato Groso (Esmagis-MT).

Na reunião também foram apresentados projetos da Enfam que já estão em andamento e também serviu para que a escola recebesse sugestões de melhorias para os atos normativos por ela expedidos. Os temas foram apresentados pelo juiz Carl Olav Smith, que abordou também a importância do Curso de Formação de Formadores a ser realizado entre os dias 19 e 21 de junho, no TJMT. “O Curso de Formação oferecido pela escola [Enfam] é de suma importância para o magistrado. Ali é um lugar para que eu pense em como posso mudar a prática do Judiciário em que trabalho, pois o papel da escola é capacitar para o desenvolvimento de competência, mudar uma perspectiva e, consequentemente, uma jurisdição”, ressaltou.

Sobre o assunto, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico, desembargador Eládio Luiz da Silva Lecey, complementou que nos próximos três dias a atenção será voltada para o curso que dedicado às escolas da magistratura da região Centro-Oeste, visando à capacitação dessas unidades a fim que tenham profissionais preparados para repassar informações ligadas à atividade do magistrado. “Não é um curso acadêmico, é um curso profissionalizante, digamos assim, para que se possa melhorar a prestação jurisdicional.” Ele conta ainda que pelo menos 350 pessoas já compõem o banco de formadores da Enfam.

A diretora da Esmagis, desembargadora Serly Marcondes, também destacou a importância de os magistrados aproveitarem a oportunidade do curso que será ofertado em Cuiabá. “Temos muitos juízes que são professores, mas muitos não têm a formação para dar aula no modelo das diretrizes nacionais. A Enfam é que qualifica tecnicamente os juízes e desembargadores. Por isso, nos próximos dias, vamos receber juízes de toda a Região Centro-Oeste e vamos fazer com que as políticas nacionais entrem naturalmente no nosso meio. Também queremos que as pessoas percebam que novos conhecimentos nos tornam pessoas, magistrados e professores melhores.”

Representando Mato Grosso, também participaram da reunião os desembargadores Orlando Perri, Maria Erotides Kneip, Helena Maria Bezerra Ramos, Pedro Sakamoto.

Curso - As aulas do curso de Formação de Formadores ocorrerão na sede da Esmagis-MT, em Cuiabá. Confira AQUI a programação completa e currículo dos formadores. Com duração de 24 horas, divididas em três dias, a atividade formativa será presencial.

Dentre os temas que serão abordados estão “Planejamento de aula”; “Especificidades do Ensino e da Aprendizagem”, “A docência no contexto da magistratura” e o desenvolvimento da formação de magistrados.

Mais informações sobre o curso: (65) 3617-3844 / 3617-3467.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114