Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Quinta, 21 de junho de 2018, 15h43

Encontro discute alternativas para evitar revitimização de crianças vítimas de violência sexual


Representantes de instituições que integram a rede de atendimento à criança e adolescente no Estado de Mato Grosso estão participando nesta quinta-feira (21), em Cuiabá, do evento “Projeto Luz – Mato Grosso Protege suas Crianças e Adolescentes”. Mais de 200 pessoas atenderam ao convite do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, e demais parceiros, e estão discutindo a padronização do atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. A proposta é encontrar alternativas para evitar a revitimização. O encontro está sendo realizado no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

“O Ministério Público abre as suas portas para juntos, sem a preocupação de acertar na forma ou na linguagem, encontrarmos alternativas para a garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes. Vamos aprender uns com os outros a melhor maneira de construirmos um mundo melhor”, ressaltou o titular da Procuradoria Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado.

O procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo, agradeceu aos parceiros da iniciativa e reforçou a necessidade do trabalho integrado entre as instituições. “Com a somatória de esforços de instituições diversas, em harmonia, com coordenação e com foco, é possível assegurar em todo o Estado um atendimento com a maior dignidade possível às crianças vítimas de abuso sexual, evitando que sejam revitimizadas”, enfatizou.

Para o presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin, a disposição das instituições em discutir a temática traz esperança. “Vivemos em um país em profunda e constante crise, seja econômica, familiar ou social, mas mesmo assim ainda encontramos pessoas em todas as instituições preocupadas em ajudar crianças e adolescentes que já foram vítimas de abuso sexual, para que não sejam revitimizadas pelo próprio sistema. Com certeza colheremos bons frutos desse importante encontro”, observou.

“Esse é o momento de trocarmos ideias e informações. O nome do projeto – Luz – é sugestivo. É preciso sair das trevas da ignorância, da vaidade, do egoismo e caminharmos rumo a luz, da parceria, do entendimento e da conversa mútua entre todos poderes constituídos para encontrarmos juntos uma saída para nossa infância que tanto sofre nos mais distantes locais que atuamos”, acrescentou o o juiz da 2ª Vara Cível de Jaciara, Valter Fabrício Simione da Silva, no ato representando o presidente do Tribunal de Justiça.

Também fizeram uso da palavra na abertura do evento, o vice-prefeito de Nova Mutuam, Leandro Félix; o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Vieira da Cunha; a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Sílvia Maria Pauluzi; e o secretário adjunto de Estado de Segurança Pública, Coronel Jonildo Assis.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114