Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Quarta, 01 de agosto de 2018, 18h54

Presidente enaltece empenho de servidores


O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiro, enalteceu a determinação e o comprometimento dos integrantes da instituição, sejam desembargadores, juízes ou servidores, no resultado obtido no primeiro semestre de 2018 em relação à redução da taxa de congestionamento da Justiça Estadual. Em Segunda Instância, o TJMT iniciou o ano em 52,8% e fechou junho em 48,7%, uma queda de 4,73 pontos percentuais.

Para o magistrado, esse resultado se deve a uma somatória de fatores, especialmente do trabalho desempenhado pelos desembargadores, juízes e servidores que compõem a Segunda Instância da Justiça Mato-grossense, mesmo com a demanda crescente a cada ano. “Eu dedico minha enorme gratidão a todos os nossos colegas servidores e magistrados pelo esforço que estão a fazer, a demonstrar que o Poder Judiciário busca sim, com muita veemência, força e dedicação, tratar de todos os assuntos que lhes são inerentes especialmente a sua atividade-fim, que é entregar os serviços para o cidadão”, afirmou.

Rui Ramos destacou ainda o trabalho voltado para os métodos autocompositivos de resolução de conflitos, como conciliação e mediação, que têm gerado resultados satisfatórios no que se refere à baixa do estoque. “Sempre buscamos condições para que o trabalho seja a contento, embora tenhamos um número limitado de servidores de forma geral no Poder Judiciário. Até por uma questão cultural, a demanda tem crescido sobremaneira. Temos um trabalho muito forte voltado para a conciliação, com os meios alternativos, para que se resolvam os conflitos pré-processuais ou até mesmo no plano processual de forma consensual”, complementou.

Na avaliação do presidente, esse resultado no Segundo Grau de jurisdição se deve também ao empenho de medição e acompanhamento sistemático feito pela Coordenadoria Judiciária do TJMT, que permite o gerenciamento das ações.

Já o coordenador de Planejamento do TJMT, Afonso Maciel, destaca que o fortalecimento dos índices se deve ao monitoramento feito pela área judiciária mês a mês acerca da produtividade de cada Secretaria, fazendo com que todos ficassem atentos para tomar a ação corretiva necessária. “Ao mesmo tempo se deve também ao modelo de governança que o Tribunal instituiu que é discutir com os desembargadores o que pode ser melhorado”, acrescentou.

Afonso acredita que a tendência é que com a expansão do PJe a taxa de congestionamento reduza ainda mais e apresente índices ainda menores dos que os apresentados atualmente. “Quem mais ganha com tudo isso é o cidadão, porque com uma taxa de congestionamento menor há a baixa no estoque de processos e, ao mesmo tempo, uma consequente redução do tempo da tramitação processual, melhorando a prestação jurisdicional”, avaliou.

Produtividade - Para a melhoria dos resultados e o avanço no segundo semestre, o desembargador Rui Ramos acredita num ritmo crescente. “Pelo esforço, dedicação e honorabilidade de todos os envolvidos, acredito que continuaremos nesse aumento gradativo, dentro das possibilidades, chegando às metas que nós pretendemos”, ponderou.

Em 2017, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso ficou em primeiro lugar no indicador de produtividade e eficiência dentre os tribunais de médio porte, conforme relatório do Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus) do TJMT, considerando 1º e 2º grau e área administrativa, foi de 95%, o que colocou o Tribunal Mato-grossense como o mais bem avaliado pelo CNJ dentre os 10 tribunais estaduais de mesmo padrão e o 5º lugar no comparativo nacional.

Além disso, o Selo Ouro foi conferido ao TJMT pelo CNJ como reconhecimento aos tribunais que cumprem critérios de investimento na gestão da informação e de normas de transparência.

De acordo com o presidente do TJMT, uma possível evolução para o Selo Diamante seria um coroamento de todo esforço que está sendo feito em Mato Grosso. “Não é fácil e também devemos entender todas as condições e normas que são postas pelo CNJ, mas estamos na busca desse resultado, trabalhando diuturnamente para isso. Se não pudermos alcançar o Selo Diamante, pelo menos nos manter no Selo Ouro já será um grande resultado”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114