Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Quinta, 02 de agosto de 2018, 19h53

Treinamento detalha acesso ao PJe a servidores


Até esta quinta-feira (2 de agosto), na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, os gestores e servidores da Primeira e Segunda Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Cuiabá participam do treinamento para trabalhar com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que começa a funcionar nessas unidades na segunda-feira (6 de agosto). Eles começaram a capacitação ainda na manhã de quarta-feira (1º de agosto).

As duas varas e também a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher da Capital são as primeiras do Brasil a gerenciar as medidas protetivas de natureza cível de forma eletrônica por meio do PJe. A implantação do processo eletrônico nas unidades vai propiciar mais celeridade na prestação do serviço às vítimas. Instantaneamente após serem protocoladas, as medidas serão enviadas para o magistrado.

O gestor da Primeira Vara, Murilo César de Araújo Vieira, que atentamente aproveita o curso para aprender a operar o novo sistema, elogiou a implantação do PJe na rotina de trabalho da unidade. “É que há de mais moderno em celeridade processual, visando a publicidade e o cumprimento dos atos principalmente com as vítimas de violência doméstica. Com certeza, vai otimizar muito o nosso atendimento”.

Todos os servidores da Primeira e Segunda Varas estão passando pela capacitação. Durante esses dois dias de curso, os prazos das medidas protetivas, que atualmente tramitam de forma física e no sistema Apollo, foram suspensos.

O instrutor do treinamento, Márcio Alexandre Maciel, na próxima semana acompanhará in loco os trabalhos das secretarias. O multiplicador espera poder auxiliar nas dúvidas que surgirem na prática daqueles que saírem do procedimento físico para o 100% eletrônico. Os servidores nas varas e na delegacia também terão o mesmo apoio em seu ambiente de trabalho entre os dias 6 e 10 de agosto, por meio do programa conhecido como “On The Job”.

Esses servidores habituados apenas a trabalhar no Apollo, como salientou Maciel, estão recebendo um treinamento bastante detalhado. “Eles só trabalham com sistema físico e vem do sistema Apollo que é completamente diferente do PJe”, salienta.

Uma das alunas do curso é a servidora da Expedição da Segunda Vara, Elginete Cruz do Nascimento da Silva. Ela acredita que não terá dificuldades em se adaptar ao novo sistema e vai aprender rápido, conforme for operando o PJe.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114