Cuiabá | MT 16/04/2024
Justiça e Direito
Quinta, 09 de agosto de 2018, 16h51

Presidente define meta para implantação de PJe 2.0


O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiros, definiu o cronograma para a implantação da versão 2.0 do Processo Judicial Eletrônico (PJe), no âmbito do Poder Judiciário mato-grossense. A atualização do sistema respeitará a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e se efetivará até o dia 10 de setembro. Para tanto, foram estabelecidas metas de capacitações para servidores, magistrados e operadores do Direito. Além disso, estão suspensos os prazos processuais entre os dias 10 a 14 de setembro.

“A atualização do sistema vem para aperfeiçoar a usabilidade da ferramenta processual, já implantada em todo o país e, dessa forma, aperfeiçoar ainda mais a prestação jurisdicional, facilitando o acesso ao Poder Judiciário”, afirmou o desembargador Rui Ramos.

As ações para a concretização da atualização foram definidas em reunião de Nível 2 (N2), no último dia 27 de julho. Ao longo do encontro, foram apresentados alguns dos benefícios da nova versão, tais como: inclusão de mais de 100 melhorias ou novas funcionalidades; adaptação de acessibilidade; melhoria de performance; novo painel do magistrado e servidores; melhoria de usabilidade; otimização de recursos de infraestrutura; adoção do PJe Office para assinatura; compatibilidade com versões mais recentes dos navegadores etc.

De acordo com o gestor de projetos da TI, Rafael Brecailo Kloeckner, há mudanças significativas no sistema. “Entre os destaques podemos falar da nova navegabilidade (layout); da liberdade para uso de qualquer navegador; novos painéis de trabalho; etiquetas em vez de caixas; organização de tarefas em painéis; assinatura mais rápida de documentos. Enfim, são muitos pontos que devem ser observados e enumerados”, pontou.

Rafael salientou também que os painéis estão mais limpos e leves. “O acesso aos processos e aos seus detalhes também foram melhorados. A pesquisa localiza o processo em qualquer lugar, mesmo estando dentro de caixas. A página inicial de acesso ao serviço PJe também mudou. Agora, é mais leve e mais rápida, isto porque não é mais necessário esperar pelo carregamento do botão ‘Acessar com certificado digital’”, explicou.

Confira o cronograma

As determinações foram assinadas pelo presidente do TJMT e circularam no Diário da Justiça Eletrônico de segunda-feira (6 de agosto). A fim de direcionar o planejamento da implantação da versão 2.0, foram definidas as entregas para garantir a execução das ações de forma sistematizada, que deverão ser concluídas no mês de agosto do corrente ano, conforme o plano de ação abaixo:

13/08 a 15/08 – Reciclagem dos instrutores na versão 2.0.

27/08 – Será realizada apresentação das principais alterações da nova versão para os 11 polos do Estado.


28/08 – Será realizada apresentação das principais alterações da nova versão para os servidores dos gabinetes do TJMT e da Turma Recursal.

10/09 a 14/09 – Serão disponibilizados aproximadamente 21 multiplicadores reciclados para auxiliar na implantação da versão 2.0 com o objetivo de oferecer suporte às seguintes comarcas: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Água Boa, Colíder, Nova Mutum e Campo Verde.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114