Cuiabá | MT 29/03/2024
Justiça e Direito
Sexta, 17 de agosto de 2018, 16h35

Nosso Judiciário chega ao Colégio Notre Dame


.

Cerca de 400 alunos do ensino fundamental do Colégio Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá, receberam a equipe do programa “Nosso Judiciário”, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), nesta sexta-feira (17 de agosto). Os estudantes do 6º, 7º e 8º anos puderam conhecer como é o funcionamento do Poder Judiciário, suas atribuições e papel na sociedade.

Durante as edições do programa, são repassadas informações sobre definição de justiça, as unidades que a compõe, como fórum, tribunal, além de informações sobre gratuidade da justiça, bem como os papeis de desembargadores, juízes, entre outros.

A coordenadora pedagógica da escola, Dilsane Demogalski disse que foi um momento muito especial e que é uma oportunidade que ajuda no sentido de formar cidadãos mais críticos, argumentativos, vivendo numa sociedade justa, em comunidade.

“É excelente o Poder Judiciário ir às escolas porque a partir do momento que eles recebem uma palestra como essa dentro do ambiente educacional eles dão valor maior para isso porque estão aprendendo, ganhando mais conhecimento. Deu para perceber durante a palestra que eles se envolveram bastante e que prestaram atenção. São pessoas da área falando sobre o assunto, o que dá uma ênfase maior e isso faz com eles tenham uma escolha mais efetiva da profissão. Acredito que temos que formar nossos alunos desde cedo com esse conhecimento de todas as profissões”, destacou.

A estudante do oitavo ano, Giovana Forato classificou o projeto como interessante principalmente porque muito do que é abordado não é de conhecimento da maioria dos alunos. Ela pretende ser dermatologista, mas revelou que tem muito interesse pelo Direito, então disse que valeu a pena assistir a palestra. “Quando falaram do projeto eu não sabia que aprofundava tanto. Foi muito interessante, pois não imaginava que tinha justiça gratuita e também sobre o que faz um juiz, desembargador”.

Emanuelle Paganini Perrot, estudante do sexto ano, contou que foi a primeira vez que assistiu a uma palestra sobre o meio jurídico. Ela mencionou alguns pontos lhe chamou atenção, como a igualdade entre todos perante a Justiça. “Tudo foi muito importante para ajudar os alunos a saberem um pouco mais sobre o assunto”, afirmou.

Cursando o sétimo ano, Guilherme Nasser Granja disse ter gostado da palestra pelas informações que trouxe e também para ajudar os presentes a se preparar para o futuro. “É muito bom participar de algo assim. Podemos pensar mais sobre o futuro, já que uma coisa que me chamou atenção foi a igualdade perante a justiça”.

O técnico judiciário que ministra a palestra, Neif Feguri ressaltou que o maior intuito do Nosso Judiciário é aproximar a Justiça da população, principalmente dos jovens. “Isso vai contribui com a formação dos alunos e a nossa expectativa é de muito otimismo, já que a receptividade quando chegamos nas instituições de ensino são muito positivas. Os estudantes ficam curiosos, fazem perguntas e isso é muito bom”.

Todos os alunos receberam a cartilha “Aprenda Mais sobre o Amigo Judiciário”. Essa é a 47ª escola visitada pelo programa ao longo de quatro anos, ultrapassando 14 mil alunos.

Na próxima semana será a vez de 290 alunos que integram o ensino médio, também do Colégio Notre Dame de Lourdes, participarem do “Nosso Judiciário”.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114