Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Sexta, 24 de agosto de 2018, 18h22

Grupode Postos de combustíveis aprova plano de Recuperação Judicial


.

A recuperação judicial das empresas Scalez Comércio de Derivados de Petróleo Ltda e RK Comércio de Derivados de Petróleo Ltda, com sede em Rondonópolis, foi aprovada pela assembleia geral de credores, na última semana. Com matriz e filiais em Rondonópolis e Pedra Preta, na Serra da Petrovina, as empresas operam com os nomes de Posto Bom Pastor e Posto São Lucas.

 

O motivo maior do pedido de RJ, feito em 2017, é em decorrência ao seu alto passivo, especialmente com instituições financeiras. A recuperação foi aprovada com um deságio de 70%, prazo de carência de dois anos e pagamento das dívidas em 120 parcelas.

 

As dificuldades financeiras da empresa começaram em 2014, justamente quando houve a crise econômica brasileira. Para agravar ainda mais a situação, em 2015 teve uma avassaladora guerra de preço em Rondonópolis, com as margens de lucro ficando cada vez menores ou mínimas. Esta guerra de preços nos postos de combustíveis perdura até hoje.

 

De acordo com o advogado das empresas, Antônio Frange Junior, antes de entrar com pedido de recuperação, foram feitas adequações, como reduzir despesas, cortar grande parte da venda a prazo, fechar o setor de lava jato e passar a aceitar somente pagamentos à vista e cartões de débito.

 

Sem conseguir cumprir seus compromissos junto as instituições financeiras, restou aos empresários buscar o recurso previsto na Lei Lei 11.101/2005, que prevê a recuperação judicial.

 

"A RJ é uma ótima ferramenta que o Direito disponibiliza aos empresários para que possam, como o termo diz, recuperar os negócios, pagar as dívidas e se reerguer. As atividades empresariais continuam, assim como as relações de trabalho", destaca Frange.

 

O jurista aponta ainda que existe um fator crucial para o sucesso de uma recuperação judicial, que é o momento certo. "Reconhecer o momento em que já não é mais possível cumprir com os compromissos financeiros da empresa e que é chegada a horas de pedir uma pausa para respirar e se reorganizar. O empresário, no entanto, tem uma dificuldade muito grande de enxergar um momento de crise. Por desconhecimento, medo ou vaidade pode deixar seu negócio entrar em um processo de estresse financeiro sem retorno", aponta.

 

Com a aprovação da RJ, a Scalez Comércio de Derivados de Petróleo Ltda e RK Comércio de Derivados de Petróleo Ltda podem agora continuar suas atividades. "As empresas vão cumprir o plano aprovado mantendo os empregos gerados e continuarão atendendo o consumidor da região com venda de combustíveis", destaca Antônio Frange.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114