Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Segunda, 17 de setembro de 2018, 11h12

IDEB mostra grande avanço na rede pública da educação de Tapurah


As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano de 2017 divulgadas pelo ministério da Educação e Cultura (MEC) mostra uma grande evolução na educação tapuraense nos últimos dois anos. Entre as escolas das redes municipal (Vinícius de Moraes) e estadual (Cândido Portinari) a nota do IDEB saltou de 5,6 (em 2015) para 5,9 em 2017 para os alunos do 5º Ano, e de 4,1 (em 2015) para 5,1 (em 2017) para os alunos do 9º Ano.

O grande salto no índice de avaliação foi registrado na rede municipal de ensino, dos anos iniciais, onde em 2015 a nota alcançava 5,2 e em 2017 atingiu 5.7, ou seja, uma evolução notória da educação municipal.

Conforme a secretária municipal de educação, Geovania Melchior Cesca, todos os profissionais da educação abraçaram a luta a partir do início do ano passado (2017) para que a nota do Ideb tivesse uma evolução rápida. Segundo Geovania, Foram implantadas algumas formas de ensino diferenciadas para melhorar o aprendizado dos alunos e isso deu resultado positivo, além da dedicação dos professores.

"Em 2017, desde o começo do ano a gente trabalhou muito em uma forma de ensino diferenciada, com formação continuada mensal, com avaliação online bimestral, onde se faz a avaliação, identifica-se o descritor que o aluno tem a dificuldade e volta a trabalhar essa dificuldade do aluno para que possa ter bons resultados, não só no Ideb, como também na avaliação interna da escola. Para alcançar estes objetivos nossos é primordial o trabalho dos professores. O mérito é todo deles e a gente está muito feliz com o resultado apresentado até aqui", disse a secretária.

Para o próximo ano (2019) a secretária diz esperar um resultado ainda melhor para Tapurah. "Em 2019 teremos novamente a Prova Brasil do IDEB e esperamos um resultado ainda melhor, pois também iremos ter mais professores efetivados pelo concurso público e a nossa tendência é evoluir cada vez mais", frisou.

Mesmo com todo o avanço e salto nas notas da Prova Brasil, o município ainda trabalha e investe em formação de professores e infraestrutura de escolas para melhorar o índice do Ideb.
O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114