Cuiabá | MT 23/04/2024
Justiça e Direito
Sexta, 21 de setembro de 2018, 10h16

TJ recebe estudantes de Primavera do Leste


Por meio do projeto ‘Nosso Judiciário’, 53 alunos do 9º e 10º semestre do curso de Direito da UNIC de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), tiveram a oportunidade de visitar as dependências do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nesta quarta-feira (19 de setembro).

Com o intuito de conhecer mais o Poder Judiciário, os estudantes foram direcionados para um dos plenários do Tribunal. Lá puderam acompanhar parte de um julgamento e de verem, na prática, uma sustentação oral. Além disso, os alunos passaram pela recepção principal do TJ, conheceram os antigos presidentes da casa, visitaram a ala dos desembargadores e fizeram um tour pelo Espaço Memória, onde conheceram mais sobre a história da Justiça mato-grossense e tiveram um bate-papo com a juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva.

A Doutora Edleuza elogiou o programa do TJMT. “O projeto ‘Nosso Judiciário’ é muito produtivo, porque os acadêmicos podem ter a oportunidade de conhecer o Tribunal de Justiça durante o curso. Vindo aqui, eles podem se interessar mais pelo curso e começar a escolher a profissão que vão seguir. Os alunos estudam a teoria na faculdade, mas essa visita consegue mostrar como as coisas fluem dentro do Tribunal. Isso os aproxima do judiciário. Acho muito importante!”, disse.

A professora responsável pela turma e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UNIC de Primavera do Leste, Anna Paula Landin, também citou a importância da visita ao TJ. “Dentro do campus universitário eles têm contato com o que dizem as leis, mas visitando o Tribunal os universitários conseguem ver na prática como funciona o Poder Judiciário, como acontece uma sessão de julgamento e, por isso, eu considero essa oportunidade única.”

“Foi uma visita de grande aprendizado. Daqui um ano, teremos uma vida profissional pela frente. Com isso, as dúvidas surgem do que seguir. Concurso público, advocacia, setor privado... então, essa visita dá uma luz de como funciona o lado do Judiciário e qual lado nos identificamos mais”, contou Natália Maria, estudante do 10º semestre.

Juliano Kutianski, também do 10º semestre de Direito, falou com a equipe da Coordenadoria de Comunicação sobre a aula técnica, a jornada como estudante e estagiário. “Moro em Campo Verde, mas estudo em Primavera. Nós, do interior, não conhecemos sobre o andamento processual após a primeira instância e aqui nós conhecemos onde os processos são julgados e onde os andamentos processuais acontecem. Particularmente, essa visita agregou muito e foi uma experiência de grande valia."




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114