Cuiabá | MT 29/03/2024
Justiça e Direito
Sexta, 21 de setembro de 2018, 13h37

Comarca de Lucas abre as portas para adolescentes


A Comarca de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) recebeu a visita de duas turmas do projeto “Menor Aprendiz’, do Instituto Padre João Peter. Os adolescentes, com idades entre 14 a 16 anos, foram recebidos pelos seis magistrados e conheceram as dependências da unidade.

A visita ocorreu em duas tardes e a gestora-geral da comarca, Marisa Antonia Tabile, foi quem fez a recepção explicando sobre o funcionamento de cada setor do Fórum. “Com certeza essas visitas farão toda a diferença na vida desses adolescentes”, disse.

Em cada gabinete que visitaram, entre uma audiência e outra, os juízes falaram como é a rotina de trabalho e deram oportunidade para que todos pudessem formular perguntas. Também foi explanada a importância dos estudos, do respeito e obediências aos pais, avós, professores e servidores públicos, enfatizando que cada um é responsável pelo rumo que darão em suas vidas.

Os menores foram acompanhados pelo voluntário do projeto, Helmuth Lawisch, que avaliou a visita como muito proveitosa. “A recepção e atenção dos gestores do fórum foi muito boa. Fiquei impressionado com a concentração com que nossos jovens ouviram as explanações das autoridades do Poder Judiciário. Visitas como esta enriquecem o conhecimento dos adolescentes. A meu ver foi muito importante ver os conselhos dispensados aos aprendizes sobre a busca por conhecimento e o estudo. A corrida atrás dos sonhos por diversas vezes foi citada e ficou claro que não há outro caminho, senão com muito estudo e dedicação", ressaltou.

Para a aluna do projeto, Andressa Boiarski, as palavras dos juízes e suas experiências de vida a fizeram refletir. “O juiz criminal disse que nunca foi ameaçado, então pensei no que ele disse, que se tratarmos as pessoas com respeito, mesmo exercendo seu trabalho, nunca será odiado pelas pessoas! Também o juiz Cássio Furim falou sobre a importância do valor do tempo. Sua história de vida também é um exemplo e motivação”, contou.

A instrutora do projeto e bacharel em Direito, Eliane da Silva Lucas, também acompanhou os adolescentes e disse ter ficado encantada com o acolhimento, com a narração de cada história de vida dos magistrados, o que gerou em todos uma grande atenção. “Os olhos de todos estavam atentos, observando cada movimento, detalhe, palavra, a história de vida e superação de cada magistrado e também os conselhos dados por eles. Estar no Tribunal do Júri, sentar na cadeira do juiz, observar o local onde os jurados ficam durante o julgamento. Todas as pessoas envolvidas na trajetória do processo, no andar da Justiça me encantou mais ainda no Poder Judiciário, principalmente por perceber mais do que já conhecia, a dedicação, empenho e amor à profissão. Poder proporcionar aos adolescentes essa viagem dentro do Judiciário, lhes apresentar as pessoas que fazem a justiça caminhar foi gratificante”, externou.

Eliane agradeceu a oportunidade proporcionada aos jovens ao mencionar que todo o período em que lá estiveram foi único. “Foi maravilhoso, pois a todo o momento teve um aprendizado seja na forma de atendimento, na chegada dos advogados, na preparação da audiência, no chamar das testemunhas. Essa experiência que viveram jamais poderia ser reproduzida em sala de aula. A teoria é um meio de chegar ao resultado, porém o exemplo, o bom exemplo encurta caminho para o sucesso e eles lembrarão para o resto de suas vidas, na certeza de que é possível realizar o sonho, basta se dedicar”, finalizou.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114