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Justiça e Direito
Terça, 13 de novembro de 2018, 11h12

Projeto Nosso Judiciário visita 73º escola em MT


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O programa ‘Nosso Judiciário’ visitou a 73ª unidade de ensino na última sexta-feira (9 de novembro). Alunos do 7° ao 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Antonio Geraldo Gasparoto Gattiboni, no bairro Ponte Nova, em Várzea Grande, participaram de uma palestra sobre o funcionamento do Poder Judiciário e receberam cartilha com informações sobre o sistema de justiça.

O professor de Língua Portuguesa Ademir Silva Ferreira avaliou como positiva a experiência. “Acho fundamental esse tipo de iniciativa, porque apresenta aos jovens, em uma linguagem muito acessível, formas de solucionar futuros problemas e conflitos. Nós, professores, usamos esse conhecimento no dia a dia, orientando os estudantes na pratica pedagógica, tentando resolver as situações por meio do diálogo e, em último caso, levando para instâncias superiores”, argumentou.

A iniciativa visa divulgar o trabalho desenvolvido pelo Judiciário entre crianças, adolescentes e universitários, de modo a formar cidadãos conscientes e multiplicadores das informações, bem como aproximar a sociedade da instituição. “Temos o papel de conscientizá-los das consequências de suas ações, seus direitos e deveres. Assim, eles poderão seguir o caminho correto, o caminho da Justiça. Sempre lembrando que eles são o nosso futuro”, enfatizou o técnico judiciário Neif Feguri Neto, um dos idealizadores do programa.

Para a coordenadora da escola, Maydoli Ruiz, o diferencial da atividade é trabalhar noções de cidadania e divulgar direitos e deveres. “É muito importante o Poder Judiciário estar dentro da escola, contribuindo para atingirmos o nosso objetivo primordial que é formar o cidadão de bem para a sociedade”, afirmou.

A prática tem sido assertiva. “Aprendi que não podemos fazer justiça com as próprias mãos, e que devemos acionar o Judiciário só quando correr algo grave, como uma batida de carro, brigas ou agressões. Mas que, primeiramente, devemos tentar resolver os problemas com diálogo”, contou o aluno Pedro Henrique Silva, de 12 anos.
 




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